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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLage, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Islane Maria Santos da-
dc.date.accessioned2023-05-24T18:23:43Z-
dc.date.available2023-05-24T18:23:43Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-05-23-
dc.identifier.citationSilva, Islane Maria Santos da. Educação do campo e pandemia: um tratado acerca das práticas pedagógicas nas escolas do campo da região da Zona da Mata de Pernambuco. / Islane Maria Santos da Silva. - Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50517-
dc.description.abstractConsideramos que a luta por uma educação do campo de qualidade está ancorada, sobretudo, na busca pelo reconhecimento do povo camponês. Nesta perspectiva, apresentamos como problema de pesquisa a seguinte questão: de que maneira foram vivenciadas as práticas pedagógicas nas escolas do campo da Zona da Mata de Pernambuco no contexto da pandemia da covid-19? Esta pergunta, alicerça os objetivos da pesquisa desenvolvida em duas escolas do campo da cidade de São Benedito do Sul- PE, na qual apresenta como objetivo geral: compreender o modo como foram vivenciadas as práticas pedagógicas nas escolas do campo da Zona da Mata de Pernambuco no contexto da pandemia, trazendo como objetivos específicos, identificar as práticas pedagógicas realizadas nas escolas do campo do município de São Benedito do Sul – PE; mapear as dificuldades pedagógicas de professores e estudantes especificamente no período da pandemia e analisar as experiências dos professores no enfrentamento pedagógico diante da covid-19. Como embasamento teórico, a presente pesquisa está ancorada nas contribuições de Melo (2015), Caldart (2002), Kolling; Cerioli e Caldart (2002), Koling; Néry e Molina (1999), Ziech (2017), Lima (2008), Candau (2008), Zabala (1998), Leal e Sá (2012), Souza (2009), Hage e Sena (2021), Kohan (2020), Ribeiro; Leal, Oliveira e Ribas (2021). É uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e explicativa embricada no pensamento de Minayo (2017) e Gil (2002), apresenta como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada Laville e Dione (1999). Está baseada no Método de Caso Alargado, Lage (2013) e ancorada no pensamento analítico de Bardin (2006). Os sujeitos da pesquisa são duas professoras de escolas do campo e quatro estudantes. Elucidamos a relevância das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, nas quais, professores/as têm fundamental importância para o protagonismo dos estudantes da Educação do Campo.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleEducação do campo e pandemia: um tratado acerca das práticas pedagógicas nas escolas do campo da região da Zona da Mata de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6873241652066444pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.description.abstractxWe believe that the fight for quality rural education is anchored, above all, in the search for recognition of the rural people. In this perspective, we present the following question as a research problem: how were pedagogical practices experienced in rural schools in the Zona da Mata of Pernambuco in the context of the covid-19 pandemic? This question supports the objectives of the research developed in two rural schools in the city of São Benedito do Sul-PE, which presents the general objective: to understand how pedagogical practices were experienced in rural schools in the Zona da Mata of Pernambuco. in the context of the pandemic, with the specific objectives of identifying the pedagogical practices carried out in rural schools in the municipality of São Benedito do Sul - PE; map the pedagogical difficulties of teachers and students specifically during the pandemic and analyze the experiences of teachers in the pedagogical confrontation in the face of covid-19. As a theoretical basis, this research is anchored in the contributions of Melo (2015), Caldart (2002), Kolling; Cerioli and Caldart (2002), Koling; Néry and Molina (1999), Ziech (2017), Lima (2008), Candau (2008), Zabala (1998), Leal and Sá (2012), Souza (2009), Hage and Sena (2021), Kohan (2020), Ribeiro; Leal, Oliveira and Ribas (2021). It is an exploratory and explanatory qualitative research embedded in the thinking of Minayo (2017) and Gil (2002), using the semi-structured interview of Laville and Dione (1999) as a data collection technique. It is based on the Extended Case Method, Lage (2013) and anchored in the analytical thinking of Bardin (2006). The research subjects are two rural school teachers and four students. We explain the importance of the pedagogical practices developed in schools, in which teachers have a fundamental importance for the role of students in Rural Education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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