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Título : Modelo de avaliação de maturidade BIM em instituições federais de ensino
Autor : SOUZA, Kleyton Michell Nunes de
Palabras clave : Engenharia civil; BIM; Maturidade; Ensino; Construção
Fecha de publicación : 28-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Kleyton Michell Nunes de. Modelo de avaliação de maturidade BIM em instituições federais de ensino. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O Building Information Modeling (BIM) reforça a competitividade e eficiência dos seus usuários. Seus benefícios e tendência mundial levaram o governo brasileiro a regulamentar sua implantação para a administração pública federal, incluindo as instituições federais de ensino e, portanto, devem se adequar e implementar o BIM. Assim, um diagnóstico de como o uso do BIM se encontra na instituição se faz necessário para acertar quais, como e onde concentrar esforços de forma estratégica e eficiente e, neste sentido, os modelos de maturidade BIM se apresentam como solução para diagnosticar e desenvolver um planejamento institucional. Entretanto, os modelos encontrados na literatura não conseguem avaliar holisticamente as instituições de ensino que além de desenvolver formação acadêmica, também são responsáveis pelo desenvolvimento de seus próprios projetos, acumulando por vezes atividades análogas a escritórios de projeto, fiscalização e manutenção de edificações. Este estudo foi desenvolvido utilizando uma abordagem Design Thinking, que a partir da observação e imersão no problema do ponto de vista do usuário permite a criação de um protótipo de forma iterativa, com o objetivo de apresentar uma ferramenta capaz de aferir a maturidade BIM destes tipos de instituições de ensino considerando todas suas dimensões de desenvolvimento BIM, contribuindo para a implantação BIM e aperfeiçoamento da avaliação de seu grau de maturidade BIM. O modelo foi aplicado nas instituições de ensino UFPE, que alcançou nível de maturidade Gerenciado, e IFSertãoPE, que atingiu o nível de maturidade Inicial, segundo avaliações realizadas, que para serviram também para validação do modelo desenvolvido, demonstrando-se uma ferramenta prática e com benefícios para o desenvolvimento estratégico da implantação do BIM.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50527
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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