Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50625

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, Thiago-
dc.contributor.authorCASSIMIRO, Humberto Sousa-
dc.date.accessioned2023-05-29T14:50:51Z-
dc.date.available2023-05-29T14:50:51Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.citationCASSIMIRO, Humberto Sousa. Nostalgia e raça na música pop : uma análise comparativa entre os álbuns Renaissance e Future Nostalgia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Jornalismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50625-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar os efeitos da nostalgia enquanto prática reiterada na indústria musical nas estéticas sonora, imagética e lírica dos álbuns Future Nostalgia, de Dua Lipa, e Renaissance, de Beyoncé. Para isso, o presente trabalho adota o conceito de universo nostálgico, elaborado pelo autor a partir da definição de nostalgia de consumo, de Gary Cross, e das observações de Svetlana Boym sobre a nostalgia na sociedade moderna. Tais conceitos são combinados aos estudos de Leonardo De Marchi sobre formatos fonográficos, de Jeder Janotti Júnior sobre gênero musical, e de Thiago Soares sobre música pop, e tensionados pela questão racial. Propõe-se, assim, uma investigação sobre as práticas da indústria musical no século XXI que evocam um sentimento de nostalgia por parte dos consumidores da música popular massiva. A partir disso, este trabalho empenha-se na análise dos álbuns de Dua Lipa e Beyoncé a fim de identificar de que modo o marcador racial atua na construção dos universos nostálgicos.pt_BR
dc.format.extent83f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNostalgiapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectMúsica poppt_BR
dc.subjectBeyoncépt_BR
dc.subjectRenaissancept_BR
dc.subjectDua Lipapt_BR
dc.subjectFuture Nostalgiapt_BR
dc.titleNostalgia e raça na música pop : uma análise comparativa entre os álbuns Renaissance e Future Nostalgiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to investigate the effects of nostalgia as a repeated practice in the music industry on the sound, imagery and lyrical aesthetics of the albums Future Nostalgia, by Dua Lipa, and Renaissance, by Beyoncé. For this, the present work adopts the concept of nostalgic universe, elaborated by the author based on the definition of consumed nostalgia, by Gary Cross, and Svetlana Boym’s observations on nostalgia in modern-day society. Such concepts are combined with Leonardo De Marchi’s studies on phonographic formats, Jeder Janotti Júnior’s on musical genre, and Thiago Soares’ on pop music, and tensioned by the racial issue. Therefore, an investigation is proposed on the practices of the music industry in the 21st century that evoke a feeling of nostalgia from consumers of mass popular music. From this, this work is committed to the analysis of Dua Lipa and Beyoncé’s albums in order to identify how the racial marker acts in the construction of nostalgic universes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Jornalismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Humberto Sousa Cassimiro.pdf18,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons