Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50630

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Valdes-
dc.contributor.authorSILVA, Selmitha Franklin de Melo-
dc.date.accessioned2023-05-29T15:55:58Z-
dc.date.available2023-05-29T15:55:58Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-05-21-
dc.identifier.citationSILVA, Selmitha Franklin de Melo. Um estudo sobre a utilização de mídias audiovisuais como estratégia didática para o ensino de física no ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50630-
dc.description.abstractEm nossa monografia buscamos discutir maneiras pelas quais é possível a utilização das mídias audiovisuais para ensino de física no ensino médio, analisando as propostas apresentadas através de teses e dissertações de programas de Pós-Graduação, que trazem as perspectivas, desafios e resultados do que foi observado. Temos como objetivos do nosso estudo, identificar formas de utilização das mídias audiovisuais como estratégia didática para ensinar física no ensino médio, a partir da análise de teses e dissertações de pós-graduação com esta temática. Pontuando os desafios apresentados pelos alunos na utilização das mídias audiovisuais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza de revisão bibliográfica a fim de estudar os resultados obtidos em cada uma das teses e dissertações que foram selecionadas e analisadas através de uma Análise de Conteúdo. A pesquisa foi feita por meio do site BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) utilizando palavras chave como: “mídia audiovisual”; “ensino de física” e “estratégia didática”. Mediante o que foi estudado, chegamos à compreensão de que as mídias audiovisuais podem ser utilizadas como uma estratégia didática para ensino de física no ensino médio, desde que sejam acompanhadas por um professor que possa mediar todas as etapas, seguindo um planejamento que deve ser sistemático e com objetivos bem definidos, para que o aluno não perca o propósito daquela metodologia.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectMídias audiovisuaispt_BR
dc.subjectEstratégia didáticapt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a utilização de mídias audiovisuais como estratégia didática para o ensino de física no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4857412893975286pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.description.abstractxIn our monograph, we seek to discuss ways in which it is possible to use audiovisual media to teach high school physics, analyzing the proposals presented through theses and dissertations of graduate programs, which bring the perspectives, challenges and results of what was observed. Our study aims to identify ways to use audiovisual media as a didactic strategy to teach physics in high school, based on the analysis of post-graduation theses and dissertations with this theme. The challenges presented by students in the use of audiovisual media will be highlighted. This is a research of a qualitative approach and of a literature review nature in order to study the results obtained in each of the theses and dissertations that were selected and analyzed through a Content Analysis. The research was done through the BDTD site (Digital Library of Theses and Dissertations) using key words such as: "audiovisual media"; "physics teaching" and "didactic strategy". Through what was studied, we came to the understanding that audiovisual media can be used as a didactic strategy for teaching physics in high school, provided that they are accompanied by a teacher who can mediate all the steps, following a plan that must be systematic and with well-defined objectives, so that the student does not lose the purpose of that methodology.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Selmitha Franklin de Melo Silva.pdf429,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons