Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50655

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do-
dc.contributor.authorSILVA, Thaysa Cordeiro-
dc.date.accessioned2023-05-29T19:45:29Z-
dc.date.available2023-05-29T19:45:29Z-
dc.date.issued2023-04-21-
dc.date.submitted2023-05-23-
dc.identifier.citationSILVA, Thaysa Cordeiro. Reviro de chão na escuta afluente: arte/educação pelo invisível e seus processos de cura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50655-
dc.description.abstractDurante sete anos estive dedicada a (des)(re)encontrar pontos de vista sobre Educação e Arte no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPE. Reúno aqui fagulhas que acenderam meu trajeto entre uma crise sanitária mundial, um governo genocida e meu constante objetivo de pesquisa: os grupos sociais historicamente invisibilizados. Que dor caber numa arte/educação sensível? Fazendo emergir contextos em que estou inclusa, por questões étnico/raciais e econômicas, quero discutir a importância dos processos subjetivos acompanhados da objetividade de seu automapeamento, registro e ampliação autônoma de referências. A divisão das sessões de escrita contempla uma espiral nos processos de investigação; partindo dos meus próprios relatos, deságuo em referências orais e escritas, para então assentar propostas de oficinas arte/educativas para grupos, o que condensa mais reviros no trajeto afluente ao meu processo artístico e criativo, bem como aos demais envolvidos nas oficinas. A pesquisa sugere as seguintes poéticas como terrenos férteis para elaboração do planejamento arte/educativo: sintoma, fogo e tempo. Nomeei de Reviro de Chão, portanto, o processo de cura pela Educação em Arte no encontro com (in)fertilidades do terreno. Para tanto, a escuta afluente é a abertura de caminhos e ocorre sobre o dito e não-dito, sobre a imagem e a ficção.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectClasse socialpt_BR
dc.subjectAmor-própriopt_BR
dc.subjectAdoecimento na educaçãopt_BR
dc.titleReviro de chão na escuta afluente: arte/educação pelo invisível e seus processos de curapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2056944083813993pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317479462307817pt_BR
dc.description.abstractxDurante siete años me dedique a encontrar puntos de vista sobre Educación y Arte en el curso de liccenciatura de Artes Visuales de la UFPE. Reuno aqui las motivaciones que determinaron mi trayecto entre una crisis sanitaria mundial, un gobierno genocida y mi constante objetivo de indagacion: los grupos sociales historicamente invisibilizados. Como el arte/educacion sensible puede retratar un dolor? Haciendo emerger contextos en los que me encuentro sumergida, por cuestiones etnico/raciales y económicas, quiero discutir la importancia de los procesos subjetivos que son acompañados de la objetividad de su automapeo, registro y ampliacion autonoma de referencias. La division de las secciones del trabajo escrito constituye un espiral en los procesos de investigacion, tomando como punto de partida mis próprios relatos,abundo en referencias orales y escritas, para luego establecer propuestas de oficinas arte/educativas para grupos, lo qual agrega mas dinamismo al trayecto afluente de mi proceso artistico creativo, bien como los demas dessarrollados en las oficinas. El trabajo de investigacion sugiere las siguientes poéticas como terrenos fértiles para la planificacion arte/educativa: síntoma, fuego y tiempo. Lo nombre "Reviro de chão",por tanto, el proceso de cura mediante la educacion a traves del arte que se depara con las (in)fertilidades del terreno. Por tanto el escuhar "afluente" significa la apertura de caminos y ocurre por sobre lo dicho y no dicho, sobre la imagne y la ficcion.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC _ Thaysa Cordeiro Silva.pdf1,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons