Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50666
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Maria de | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Luiza Mara de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T13:01:21Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30T13:01:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-29 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO. Luiza Mara de Melo. A Educação em direitos humanos: perspectivas e desafios da Educação Básica na cidade de Caruaru-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50666 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo intitulado como A Educação em Direitos Humanos: Perspectivas e Desafios da Educação Básica na cidade de Caruaru-PE elencam os seguintes objetivos: Objetivo geral: Compreender as perspectivas e desafios da educação em Direitos Humanos na educação básica a partir da vivência em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Caruaru-PE; e como Objetivos específicos: Apresentar o contexto da Educação em Direitos Humanos na educação básica; Identificar as perspectivas e desafios da Educação em Direitos Humanos da educação básica na cidade de Caruaru - PE; Analisar as concepções e desafios da educação básica acerca da Educação em Direitos Humanos, a partir de uma escola da rede estadual na cidade de Caruaru-PE. Como referencial teórico, selecionamos autores como: Dallari (2004); Bobbio (1992); Candau (2009); Benevides (2000); Magendzo (2008); Rodino (2003); Morgado (2001); Tavares (2020) que nos asseguram em aporte teórico e científico, combinado aos documentos oficiais: DUDH (1948) e o PNDH (2002) corroborando na sustentação do estudo. O trabalho fundamenta-se em uma pesquisa de caráter qualitativo Minayo (2001), ancorado no método de pesquisa exploratório e explicativo, uma vez que é realizado o levantamento bibliográfico de informações sobre o objeto de estudo e a delimitação do campo empírico. Por meio do objeto de estudo, os dados coletados nos permitiram uma análise das significações sobre a temática explorada. Desse modo, os dados de pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo conforme apontado por Bardin (1997) e organizados a partir de três categorias analíticas, sendo elas: a educação e Direitos Humanos a partir do contexto empírico; a educação e direitos humanos: um olhar sobre os desafios encontrados; e as reflexões sobre a educação e direitos humanos. Por fim, destaca-se a fragilidade no ensino de direitos humanos, pois, apesar da organização escolar buscar incluir a EDH no ensino curricular, é perceptível a superficialidade a qual a temática é desenvolvida no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas e desafios | pt_BR |
dc.title | A educação em direitos humanos: perspectivas e desafios da educação básica na cidade de Caruaru- PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5322952195275951 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9005332507052601 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC. LUIZA MARA DE MELO ARAÚJO.pdf | 867,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons