Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50667

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPINHO, Fábio Assis-
dc.contributor.authorCRISPIM, Paulo Vitor dos Santos-
dc.date.accessioned2023-05-30T13:02:12Z-
dc.date.available2023-05-30T13:02:12Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationCRISPIM, Paulo Vitor dos Santos. Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo de memória institucional por meio da organização de fotografias. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50667-
dc.description.abstractTrata-se esse estudo de uma pesquisa sobre memória institucional por meio da organização de fotografias como elemento de difusão social da instituição que será conduzido, a partir de uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, de caráter documental e exploratório, no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Objetiva-se analisar as fotografias do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco como artefato de memória institucional. Em termos específicos, pretende-se: Identificar e selecionar fotografias do colégio de acordo com as características, social, política e estrutural, descrevendo as fotografias e suas características físicas e de conteúdo; além de identificar aspectos memorialísticos institucionais a partir da descrição das fotografias. Os principais resultados relacionam-se ao fato de que a pesquisa intensificará a teoria sobre fotografia como dispositivo de memória institucional dentro da área de Ciência da Informação, e empiricamente promoverá a difusão da memória de uma instituição de ensino com relevante atuação na formação profissional, destacando o seu papel social e as maneiras da sociedade conhecê-la, intensificando a sua importância na formação educacional da sociedade e todo sua trajetória na educação de Pernambuco e na cidade de São Lourenço da Mata.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografia - memóriapt_BR
dc.subjectMemória Institucionalpt_BR
dc.subjectCODAI-UFRPEpt_BR
dc.subjectColégio Agrícola Dom Agostinho Ikaspt_BR
dc.titleColégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco : um estudo de memória institucional por meio da organização de fotografiaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6598340751367093pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4220711855480007pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study is a research on institutional memory through the organization of photographs as an element of social diffusion of the institution that will be conducted, from an empirical research with a qualitative approach, of documental and exploratory nature, at Dom Agostinho Ikas Agricultural College (CODAI) of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). The objective is to analyze the photographs of the Dom Agostinho Ikas Agricultural College of the Federal Rural University of Pernambuco as an artifact of institutional memory. In specific terms, it is intended to: Identify and select photographs of the school according to its social, political and structural characteristics, describing the photographs and their physical characteristics and content; in addition to identifying institutional memorialistic aspects from the description of the photographs. The main results are related to the fact that the research will intensify the theory about photography as an institutional memory device within the area of Information Science, and empirically will promote the dissemination of the memory of an educational institution with relevant performance in professional training, highlighting its social role and ways for society to know it, intensifying its importance in the educational formation of society and its entire trajectory in education in Pernambuco and in the city of São Lourenço da Mata.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Paulo Vitor dos Santos Crispim.pdf4,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons