Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50669
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Jaqueline Barbosa da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Tainara Cleciane da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T13:05:57Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30T13:05:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tainara Cleciane da Silva. NARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESCOLONIALIDADE NA MATA SUL PERNAMBUCANA: o caso da comunidade quilombola dos Timóteos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50669 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca compreender as narrativas de memória sobre educação escolar e descolonialidade na mata sul pernambucana. A pesquisa se inscreve na abordagem qualitativa, com enfoque no estudo de caso à luz das narrativas quilombolas sobre a educação escolar e descolonialidade. A educação escolar quilombola alia-se às narrativas (auto) biográficas num movimento reflexivo e de compartilhamento de histórias e práticas voltadas para a educação escolar quilombola. Como instrumentos para coleta das informações, nos utilizamos da produção audiovisual e entrevista narrativa. Os resultados revelam que a comunidade quilombola dos Timóteos vislumbra um fazer educativo alicerçado no saber ancestral, desvelando uma identidade em política que suscita num movimento de desobediência política e epistêmica. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Escolar Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Narrativas (Auto) Biográficas | pt_BR |
dc.subject | Descolonialidade | pt_BR |
dc.title | NARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESCOLONIALIDADE NA MATA SUL PERNAMBUCANA: o caso da comunidade quilombola dos Timóteos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3589425434516546 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1521329074785824 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article seeks to understand the memory narratives about school education and decoloniality in the southern region of Pernambuco. The research is part of the qualitative perspective, focusing on the case study in the light of quilombola narratives about school education and decoloniality. Quilombola school education combines with (auto) biographical narratives in a reflective movement and sharing of stories and practices focused on quilombola school education. As tools to collect information, we used audiovisual production and narrative interviews. The results reveal that the quilombola community of Timóteos glimpses an educational practice based on ancestral knowledge, revealing an identity in politics that arises in a movement of political and epistemic disobedience. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Tainara Cleciane da Silva.pdf | 251,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons