Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50669

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Jaqueline Barbosa da-
dc.contributor.authorSILVA, Tainara Cleciane da-
dc.date.accessioned2023-05-30T13:05:57Z-
dc.date.available2023-05-30T13:05:57Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.date.submitted2023-05-29-
dc.identifier.citationSILVA, Tainara Cleciane da Silva. NARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESCOLONIALIDADE NA MATA SUL PERNAMBUCANA: o caso da comunidade quilombola dos Timóteos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50669-
dc.description.abstractEste artigo busca compreender as narrativas de memória sobre educação escolar e descolonialidade na mata sul pernambucana. A pesquisa se inscreve na abordagem qualitativa, com enfoque no estudo de caso à luz das narrativas quilombolas sobre a educação escolar e descolonialidade. A educação escolar quilombola alia-se às narrativas (auto) biográficas num movimento reflexivo e de compartilhamento de histórias e práticas voltadas para a educação escolar quilombola. Como instrumentos para coleta das informações, nos utilizamos da produção audiovisual e entrevista narrativa. Os resultados revelam que a comunidade quilombola dos Timóteos vislumbra um fazer educativo alicerçado no saber ancestral, desvelando uma identidade em política que suscita num movimento de desobediência política e epistêmica.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Escolar Quilombolapt_BR
dc.subjectNarrativas (Auto) Biográficaspt_BR
dc.subjectDescolonialidadept_BR
dc.titleNARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESCOLONIALIDADE NA MATA SUL PERNAMBUCANA: o caso da comunidade quilombola dos Timóteospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3589425434516546pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1521329074785824pt_BR
dc.description.abstractxThis article seeks to understand the memory narratives about school education and decoloniality in the southern region of Pernambuco. The research is part of the qualitative perspective, focusing on the case study in the light of quilombola narratives about school education and decoloniality. Quilombola school education combines with (auto) biographical narratives in a reflective movement and sharing of stories and practices focused on quilombola school education. As tools to collect information, we used audiovisual production and narrative interviews. The results reveal that the quilombola community of Timóteos glimpses an educational practice based on ancestral knowledge, revealing an identity in politics that arises in a movement of political and epistemic disobedience.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Tainara Cleciane da Silva.pdf251,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons