Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50670

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSIEBRA, Sandra de Albuquerque-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Rosa da-
dc.date.accessioned2023-05-30T13:10:09Z-
dc.date.available2023-05-30T13:10:09Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Rosa da. A experiência do usuário no acesso à informação: um retrato das bibliotecas universitárias da UFPE. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50670-
dc.description.abstractO estudo objetivou analisar as recomendações da experiência do usuário que podem ser identificadas nos ambientes informacionais digitais das bibliotecas universitárias da Universidade Federal de Pernambuco. Para isso, em seu desenvolvimento foi feito uso do método quadripolar. O polo epistemológico posicionou a pesquisa no paradigma pós-custodial e tecnológico, trabalhando em especial questões relacionadas à necessidade de informação, além de ter definido o problema e os objetivos da pesquisa. O polo teórico discorreu sobre a necessidade informacional no contexto da cultura digital, a biblioteca universitária e seus aspectos tipológicos, bem como as abordagens dos seus serviços informacionais; também foi discutido a experiência do usuário, seus conceitos e influências nos ambientes digitais. No contexto do polo técnico a pesquisa caracteriza-se como pesquisa descritiva e quali-quantitativa. Além disso, faz uso de estudo de casos múltiplos nos ambientes digitais da Biblioteca Central, a qual contempla os demais ambientes digitais das bibliotecas setoriais da UFPE. Como amostra, foram avaliados três ambientes por meio do método das heurísticas de Nielsen e Moliche a aplicação do Questionário da Experiência do Usuário de Laugwitz, Held e Schrepp, que contou com a participação de 68 participantes. O polo morfológico apresentou os resultados alcançados, os quais identificaram falhas nas questões pragmáticas e hedônicas como na usabilidade, a acessibilidade e na ausência de recursos informacionais, o que resultou em más experiências vivenciadas através das interações dos usuários nos ambientes avaliados. Conclui-se que os ambientes digitais informacionais da Biblioteca Central da UFPE apresentam falhas que dificultam o acesso e a navegabilidades dos usuários. Esta pesquisa traz contribuições para a Ciência da Informação tanto com seu aparato teórico, como a experiência prática de utilização e aplicação de elementos da Experiência do Usuário.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectNecessidade da informaçãopt_BR
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectProdutos e serviços informacionaispt_BR
dc.titleA experiência do usuário no acesso à informação : um retrato das bibliotecas universitárias da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8756377864145375pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4923627544089379pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThe study aimed to analyze user experience recommendations that can be identified in the digital information environments of the university libraries at the Federal University of Pernambuco. For this purpose, the quadripolar method was used in its development. The epistemological pole positioned the research within the post- custodial and technological paradigm, focusing on issues related to information needs, and defined the research problem and objectives. The theoretical pole discussed informational needs in the context of digital culture, university libraries and their typological aspects, as well as the approaches to their information services. User experience, its concepts, and influences in digital environments were also discussed. In the technical pole, the research was characterized as descriptive and qualitative-quantitative. Additionally, multiple case studies were conducted in the digital environments of the Central Library, which includes other digital environments of UFPE's sector libraries. As a sample, three environments were evaluated using Nielsen's heuristics and Moliche's methods, along with the application of the User Experience Questionnaire by Laugwitz, Held, and Schrepp, with the participation of 68 participants. The morphological pole presented the achieved results, which identified flaws in pragmatic and hedonic aspects, such as usability, accessibility, and the absence of informational resources, resulting in poor user experiences during interactions in the evaluated environments. It is concluded that the digital information environments of the Central Library at UFPE have flaws that hinder user access and navigability. This research contributes to the field of Information Science, both in terms of theoretical framework and practical experience in the use and application of User Experience elements.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Rosa da Silva.pdf6,98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons