Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50675

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorMOURA, Rayanne Alves de-
dc.date.accessioned2023-05-30T13:28:18Z-
dc.date.available2023-05-30T13:28:18Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationMOURA, Rayanne Alves de. A travessia das mulheres-estudantes-mães da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50675-
dc.description.abstractEste estudo se propõe a compreender a trajetória de Mulheres-Estudantes-Mães dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste, de modo que tem como objetivo destacar aspectos significativos elencados pelas estudantes mães dos cursos noturnos da UFPE a respeito do entrelace entre a maternidade e a universidade considerando as assistências a elas direcionadas. Para tanto, as principais fontes de pesquisa foram a revisão bibliográfica junto ao uso de questionários online enviados as participantes. No que concerne ao trato metodológico, este seguiu a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), abordando percepções e realizando inferências a partir do aporte teórico e dos relatos trazidos pelas participantes. Diante dos dados, problematizou-se questões de cunho sócio histórico ligadas tanto à Maternidade, quanto à Educação Infantil e à Universidade tendo em conta os requerimentos e assistências prestadas pelo âmbito acadêmico aludido. Desta forma, o estudo se justificou pela necessidade de tratar e refletir o espaço-tempo necessário à Mulher Mãe-Estudante para que possa desenvolver suas aprendizagens no espaço acadêmico uma vez que é perpassada por fatores que influenciam seu ingresso e permanência no contexto universitário. Os dados evidenciaram que os construtos histórico-sociais, implicações emocionais, questões financeiras, participação paterna na vida dos filhos, presença ou falta de rede de apoio, atenção à perspectiva do cuidado de si, a existência e aquisição das assistências estudantis, bem como a necessidade de refletir o acolhimento e espaços como fraldário e sala de amamentação são fatores constituintes do contexto maternidade-universidade. Também nos sinalizam sobre a importância e o sentido da das Universidades Públicas, especificamente no que se refere a seu projeto de interiorização, permitindo o acesso à educação gratuita e de qualidade para além dos grandes centros, se revelando em materialização de direito a todas e todos, e com isso possibilitando o alcance às camadas populares, que incluem as participantes dessa pesquisa, na construção, estudo, reflexão, traçar de caminhos, tentativas e sonhos frente a novas perspectivas de cunho pessoal e profissional para as mulheres mães, para as crianças, infâncias e para o mundo.pt_BR
dc.format.extent94p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.titleA travessia das mulheres-estudantes-mães da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste / Rayanne Alves de Moura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4868978126321412pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand the trajectory of Women-Mothers-Students from the undergraduate courses at the Universidade Federal de Pernambuco (Federal University of Pernambuco) - Campus Acadêmico do Agreste (CAA), so that it aims to show aspects inspired by the student mothers of the night courses at UFPE regarding the relationship between maternity and the university considering the assistance directed to them. For that, the main sources of research were a bibliographical review along with the use of online questionnaire sent to the participants. Regarding the methodological treatment, it followed the Content Analysis proposed by Bardin (2011), addressing perceptions and making inferences from the theoretical contribution and reports brought by the participants. In view of the data, issues of a socio-historical medicinal nature were problematized both for the Maternity, as well as for Early Childhood Education and the University, considering the requirements and assistance provided by the aforementioned academic. In this way, the study is justified by the need to treat and reflect the space-time necessary for the Woman-Mother-Student so that she can develop her learning in the academic space, since she is permeated by factors that influence her entry and permanence in the university context. The data showed that the socio-historical construction, emotional issues, financial problems, paternal participation in children's lives, presence or lack of support network, attention to the perspective of self-care, the existence and acquisition of student assistance, and also reflections about spaces to changing diapers and breastfeeding rooms, are constitutive factors in the context of motherhood-university. They also signal us about the importance and meaning of Public Universities, specifically with regard to their interiorization project, allowing access to free and quality education beyond the large centers, revealing itself in the materialization of the right to all, and thereby allowing the reach of individuals, which they include as participants in this research, in construction, study, reflection, tracing paths, attempts and dreams in the face of new perspectives of a personal and professional nature for women mothers, for children, childhoods and for the world.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayanne Alves de Moura (2).pdfA travessia das mulheres-estudantes-mães da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons