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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50699

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDURÃO, André Falcão-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Rafael Brito Barbosa de-
dc.date.accessioned2023-05-30T18:49:32Z-
dc.date.available2023-05-30T18:49:32Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2023-05-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafael Brito Barbosa de. Turismo Acessível: Um Estudo sobre a Promoção do Destino da Cidade do Recife para Pessoas com Deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50699-
dc.description.abstractÉ importante destacar que a acessibilidade é um aspecto fundamental para o turismo inclusivo e oferta de serviços turísticos que atendam às necessidades das pessoas com deficiência, o que é essencial para a promoção do turismo acessível. Nesse sentido, as pesquisas realizadas sobre as promoções adotadas pelas cidades para esse público é de extrema relevância, uma vez que fornece informações sobre as estratégias utilizadas para atrair turistas com necessidades especiais e, ao mesmo tempo, aponta possíveis falhas e deficiências na promoção do destino turístico às pessoas com deficiência. Assim, grandes cidades no mundo vêm investindo fortemente em acessibilidade e o destino da cidade do Recife não fica para trás. Contudo, a imagem que a cidade do Recife passa como destino para essas pessoas é um ponto determinante e o que vai atrair ou não o turista. Com isso, o objetivo deste estudo é investigar de que forma a promoção do destino turístico da cidade do Recife está voltado para as pessoas com deficiência. Para atingir esse objetivo, este estudo se utilizou de embasamento teórico oriundo de autores que tratam da temática, órgãos e instituições, tanto na área do turismo, como na de marketing. A metodologia adotada para consecução da pesquisa, além do embasamento teórico citado, também teve por base a técnica de pesquisa documental, com a finalidade de obter mais veracidade e precisão no estudo. Para tal, foram coletados e analisados documentos e informações disponíveis em sites e redes sociais oficiais da prefeitura da cidade do Recife, com foco nas promoções existentes direcionadas para as pessoas com necessidades especiais. Foi possível observar que, embora a cidade do Recife conte com algumas iniciativas para a promoção do turismo acessível, ainda há muito a ser feito. Pois a análise dos materiais promocionais disponíveis revelou a carência de promoções direcionadas para as pessoas com deficiência. Portanto, é necessário um esforço maior da cidade do Recife na promoção do turismo acessível, com a adoção de estratégias mais eficazes e precisas sobre a acessibilidade dos locais turísticos e serviços oferecidos.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPortador de deficiênciapt_BR
dc.subjectPromoção do destinopt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.titleTurismo acessível: um estudo sobre a promoção do destino da cidade do Recife para pessoas com deficiência.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4576075320057481pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0305629481310082pt_BR
dc.description.abstractxIt is important to emphasize that accessibility is a fundamental aspect for inclusive tourism and the provision of tourist services that meet the needs of people with disabilities, which is essential for the promotion of accessible tourism. In this sense, the research carried out on the promotions adopted by cities for this public is extremely relevant, since it provides information on the strategies used to attract tourists with special needs and, at the same time, points out possible flaws and deficiencies in the promotion of the destination. tourism for people with disabilities. Thus, large cities in the world have been investing heavily in accessibility and the destination of the city of Recife is not far behind. However, the image that the city of Recife passes as a destination for these people is a determining point and what will attract tourists or not. With this, the objective of this study is to investigate how the promotion of the tourist destination of the city of Recife is aimed at people with disabilities. To achieve this objective, this study used a theoretical basis from authors who deal with the subject, agencies and institutions, both in the tourism and marketing areas. The methodology adopted to carry out the research, in addition to the aforementioned theoretical basis, was also based on the documentary research technique, with the aim of obtaining more veracity and precision in the study. To this end, documents and information available on official websites and social networks of the city of Recife were collected and analyzed, focusing on existing promotions aimed at people with special needs. It was possible to observe that, although the city of Recife has some initiatives to promote accessible tourism, there is still much to be done. Because the analysis of the available promotional materials revealed the lack of promotions aimed at people with disabilities. Therefore, a greater effort is needed by the city of Recife to promote accessible tourism, with the adoption of more effective and precise strategies on the accessibility of tourist sites and services offered.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Turismopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DHT) - Departamento de Hotelaria e Turismopt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Turismopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Turismo

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