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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50700

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKOROSSY, Nathália-
dc.contributor.authorPINTO, Tatiana de Vasconcelos-
dc.contributor.authorFULCO, Yuri de Andrade-
dc.date.accessioned2023-05-30T19:10:32Z-
dc.date.available2023-05-30T19:10:32Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-05-15-
dc.identifier.citationPINTO, T. V.; FULCO, Y. A. Gestão de destinos turísticos: uma análise acerca da gestão do turismo no município de Paulo Afonso-BA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50700-
dc.description.abstractO turismo é uma atividade complexa, que envolve diversos atores públicos e privados e múltiplas áreas correlacionadas, necessitando, portanto, de uma gestão ordenada e eficiente. Para este fim se apresentam as Organizações de Gestão de Destino (OGDs), que no Brasil são em sua maioria públicas, em forma de secretarias ou departamentos ligados ao Poder Executivo. Buscando entender a gestão do turismo no Município de Paulo Afonso/BA, e considerando os poucos estudos nesta temática no Brasil, foi estabelecido o objeto de estudo. A partir de um framework de avaliação, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, resultando em uma pesquisa qualitativa acerca da gestão da OGD de Paulo Afonso. Apesar da dificuldade em obter alguns dados, observou-se que a OGD vem se estruturando e buscando caminhos rumo ao crescimento do turismo. Verificou-se a existência de Plano de Turismo estruturado, com diversas ações em andamento. São necessários ainda ajustes para alcançar os indicadores propostos e chegar a um modelo ideal de gestão, principalmente em relação à captação de recursos, estímulos à cooperação da iniciativa privada, criação de um Plano de Marketing e de um instrumento eficiente de transparência. Portanto, conclui-se que a gestão turística de Paulo Afonso satisfaz parcialmente aos indicadores propostos para uma gestão de destino ideal.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de Destinopt_BR
dc.subjectOrganização de Gestão de Destinopt_BR
dc.subjectPaulo Afonsopt_BR
dc.titleGestão de destinos turísticos: uma análise acerca da gestão do turismo no município de Paulo Afonso-BApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8305855619670414pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1080452960843259pt_BR
dc.description.abstractxTourism is an extremely complex activity, which involves several public and private actors and multiple correlated areas, therefore requiring an orderly and efficient management. For this purpose, Destination Management Organizations (DMOs) are presented, which in Brazil are mostly public, in the form of secretariats or departments linked to the Executive Branch. Seeking to understand tourism management in the city of Paulo Afonso/BA, and considering the few studies on this subject in Brazil, the object of study was established. Based on an evaluation framework, bibliographical, documental and field research were carried out, resulting in a qualitative research about the management of Paulo Afonso's DMO. Despite the difficulty in obtaining some data, it was observed that the DMO has been structuring itself and seeking ways towards the growth of tourism. It was verified the existence of a structured Tourism Plan, with several actions in progress. Adjustments are still needed to achieve the proposed indicators and arrive at an ideal management model, especially in relation to fundraising, incentives for cooperation from the private sector, creation of a Marketing Plan and an efficient instrument of transparency. Therefore, it is concluded that Paulo Afonso's tourism management partially satisfies the proposed indicators for an ideal destination management.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Turismopt_BR
dc.degree.departamentHotelaria e Turismopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Turismopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Turismo

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