Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50704

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Francisco Carlos Lopes da-
dc.contributor.authorMARTINS, Elisiane Maria-
dc.date.accessioned2023-05-30T23:27:58Z-
dc.date.available2023-05-30T23:27:58Z-
dc.date.issued2016-07-08-
dc.date.submitted2023-05-30-
dc.identifier.citationMARTINS, Elisiane Maria. Gestão de empresa familiar nas micro e pequenas empresas: o caso da Churrascaria do Ramos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50704-
dc.description.abstractEste trabalho fez uma abordagem do cenário das micro e pequenas empresas do tipo familiar. Um tipo de organização que aos poucos vem sendo pesquisada devido à influência exercida no cenário econômico e aos aspectos familiares que envolvem o seu modelo de gestão. Condiz afirmar que os valores e os princípios que regem essas empresas familiares são enraizados na cultura organizacional, que pode modificar-se à medida que a empresa vai alcançando maiores dimensões e alcançando as gerações futuras que lhes são consentidas. O objetivo do trabalho é analisar a empresa do tipo familiar a Churrascaria do Ramos e seus principais desafios de gestão encontrados diante de uma administração formada por pessoas da mesma família. Para tal, será feita uma abordagem das micro e pequenas empresas relacionando-as com a organização familiar. Em seguida uma problematização da empresa familiar juntamente com seu contexto histórico, conceito e características, envolvendo as fraquezas e vantagens desse mundo organizacional. Será feita também uma análise aos fatores relevantes da cultura organizacional que fazem parte do modelo da empresa familiar. Tendo como base desta pesquisa uma empresa situada no município de Camocim de São Félix – PE, do ramo alimentício, cuja administração é composta apenas por membros familiares. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com o gestor da empresa e com os membros familiares que compõem a administração. Como principal resultado da pesquisa, destaca-se a falta de profissionalismo ocasionada por divergência de pensamentos entre os que formam a administração da empresa.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectRestaurantespt_BR
dc.titleGestão de empresa familiar nas micro e pequenas empresas: o caso da Churrascaria do Ramos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1940548098031798pt_BR
dc.description.abstractxThis work will make an approach to the settings of micro and small companies of familiar type. A type of organization that gradually has been studied due to the influence exerted on the economic environment and the familiar aspects involving its management model. It is safe to assume, that the values and principles governing these family businesses are rooted in the organizational culture, which can come to undergo modifications as the company reaches larger dimensions and reaches the next generations that are consented to them. The objective of this work is to analyze the company of family type and its main challenges found in management formed by people from the same family. For this, an approach of micro and small enterprises relating them to the family organization will be made. Then a problematization of family company with its historical context, concept and features involving weaknesses and advantages of this organizational world. It will also be made an analysis of the relevant factors, the organizational culture that are part of the aspects of the family business model. The base of this research was a company located in Camocim de São Félix - PE, from food industry, where its administration is composed only by family members. The methodology used was the study case, with data collection through semi-structured interviews with the business manager of the company and family members that make up the administration. As the results of the research, the lack of professionalism caused by divergent thoughts stands out among those who make up the company’s management.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARTINS, Elisiane Maria.pdf929,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons