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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50714
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LUCAS, Andreza Daniela Pontes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Valeska Ariele Lima da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T12:50:01Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T12:50:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA. Valeska Ariele Lima da. Relação entre desempenho acadêmico e participação no mercado de trabalho: Uma análise dos estudantes de Economia a partir dos dados do ENADE de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Ciências Econômicas- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50714 | - |
dc.description.abstract | O Capital Humano passou a ser integrado na economia a partir do século XX com o intuito de observar os contrastes existentes nos níveis de produção industrial, tendo como base o liberalismo econômico. Na forma de educação, ele é indispensável para o desenvolvimento econômico, já que o capital total da produção é dado pela soma do capital humano com outros tipos de capitais. Dessa forma, por conta da atual situação econômica do Brasil, a maioria dos jovens está incluída no mercado de trabalho e muitas vezes conciliam os estudos com o trabalho, o que em alguns casos pode acarretar consequências negativas como, por exemplo, o abandono escolar, que atualmente tem se expressado em altos índices, principalmente por parte dos alunos do ensino superior. Logo, o objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a participação no mercado de trabalho e o desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Econômicas, tendo como base os microdados do ENADE nos anos de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018. O procedimento metodológico base para o desenvolvimento dessa pesquisa é de natureza descritiva e exploratória a partir de uma análise quantitativa, utilizando como modelo de regressão o Modelo Multinível, já que existem estruturas aninhadas de dados, onde a estrutura de dados agrupados apresenta dois níveis, com estudantes (nível 1) aninhados em turmas (nível 2), o modelo foi feito separadamente para as Universidades públicas e privadas. Utilizando o modelo com interceptos e inclinações aleatórias, foi possível concluir que tanto nas Universidades públicas quanto nas Universidades privadas quanto mais horas o estudante dedica ao trabalho pior a sua nota, conduto a tendência nas instituições privadas foi diferente. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Capital Humano | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Acadêmico | pt_BR |
dc.subject | ENADE | pt_BR |
dc.title | Relação entre desempenho acadêmico e participação no mercado de trabalho: uma análise dos estudantes de Economia a partir dos dados do ENADE de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6466149527667809 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Human Capital began to be integrated into the economy from the 20th century onwards in order to observe the existing contrasts in the levels of industrial production, based on economic liberalism. In the form of education, it is indispensable for economic development, since the total capital of production is given by the sum of human capital with other types of capital. Thus, due to the current economic situation in Brazil, most young people are included in the labor market and often reconcile their studies with work, which in some cases can have negative consequences, such as, for example, dropping out of school, which currently has been expressed in high rates, mainly by higher education students. Therefore, the objective of this work is to analyze the relationship between participation in the labor market and the academic performance of students of the Economic Sciences course, based on ENADE microdata in the years 2006, 2009, 2012, 2015 and 2018. The basic methodological procedure for the development of this research is of a descriptive and exploratory nature based on a quantitative analysis, using the Multilevel Model as a regression model, since there are nested data structures, where the grouped data structure presents two levels, with students (level 1) nested in classes (level 2), the model was made separately for public and private universities. Using the model with intercepts and random inclinations, it was possible to conclude that both in public and private universities, the more hours the student dedicates to work, the worse his grade, however the trend in private institutions was different. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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