Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50727

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Anna Luiza A. R. Martins de-
dc.contributor.authorALVES, Isabella Nara Costa-
dc.date.accessioned2023-05-31T13:48:30Z-
dc.date.available2023-05-31T13:48:30Z-
dc.date.issued2022-02-08-
dc.identifier.citationALVES, Isabella Nara Costa. Entre azougadas e andanças: movimentos curriculares de gênero e sexualidade na rede pública de ensino de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50727-
dc.descriptionOLIVEIRA, Anna Luiza A. R. Martins de, também é conhecida em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de.pt_BR
dc.description.abstractO estudo investiga espaços-tempos institucionais que (re)existem em meio aos vultos, propagações e amplitudes de uma onda (neo)conservadora que atinge o país e disputa sentidos sobre a educação de crianças, jovens e adolescentes, tendo como principal estratégia a instalação do pânico moral em torno de uma suposta ameaça à ordem social representada pelo sintagma “ideologia de gênero”. Advém da necessidade de lançar olhares não somente para os processos regulatórios, de silenciamento ou (re)produção de preconceitos e discriminações, mas, também, para as atividades e práticas (des)construtivas no campo educacional. Participaram da pesquisa onze docentes e técnicas/os que atuaram em projetos de formação docente e discente em gênero e sexualidade na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, no período de 2018 a 2021. A constituição do corpus se deu por comunicação informal, que se caracteriza por conversas com as pessoas que se disponibilizam a integrar o estudo. Tal estratégia é tomada como “experimentação errante”, metodologia construída no processo de investigação, de acordo com as necessidades interpeladas pelo objeto de pesquisa e pelos modos de operação teórica. A pesquisa mostrou que os impactos dos movimentos neoconservadores são sentidos em diferentes municípios do Estado através de ataques de grupos religiosos conservadores a docentes e escolas que desenvolvem projetos sobre equidade de gênero, linguagem neutra e enfrentamento à lgbtfobia; e da proposição de projetos de leis que tentaram proibir qualquer referência à educação sexual na rede de ensino e nas bibliotecas públicas de Pernambuco. No entanto, discursos opostos disputam a hegemonia no campo educacional e têm conseguido obstruir de forma criativa as investidas reacionárias, mostrando que todo movimento político é um processo dinâmico e as relações equivalenciais entre demandas educativas e curriculares que sustentam os atuais retrocessos não anulam os fluxos diferenciais. A produção de sentidos sobre gênero e sexualidade envolve vontades, afetos, linguagens e práticas políticas que sempre surpreendem as normatizações e regulações, revelando as fissuras de toda estrutura social.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConservadorismopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleEntre azougadas e andanças : movimentos curriculares de gênero e sexualidade na rede pública de ensino de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1330270840290441pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6160820352802922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe study investigates institutional spaces-times that (re)exist amidst the shapes, propagations and amplitudes of a (neo)conservative wave that reaches the country and disputes meanings about the education of children, young people and adolescents, having as main strategy the installation of the moral panic around a supposed threat to the social order represented by the phrase “gender ideology”. It comes from the need to look not only at regulatory processes, silencing or (re)production of prejudices and discrimination, but also at (de)constructive activities and practices in the educational field. Eleven teachers and technicians who worked in projects of teacher and student training in gender and sexuality in the State Education Network of Pernambuco, from 2018 to 2021, participated in the research. The corpus was constituted by informal communication, which is characterized through conversations with people who are willing to take part in the study. Such a strategy is taken as “errant experimentation”, a methodology built in the investigation process, according to the needs addressed by the research object and by the theoretical operation modes. The research showed that the impacts of neoconservative movements are felt in different municipalities in the state through attacks by conservative religious groups on teachers and schools that develop projects on gender equity, neutral language and fighting lgbtphobia; and the proposition of bills that tried to prohibit any reference to sex education in the school system and in public libraries in Pernambuco. However, opposing discourses dispute hegemony in the educational field and have managed to creatively obstruct reactionary onslaughts, showing that every political movement is a dynamic process and the equivalence relations between educational and curricular demands that sustain the current setbacks do not cancel out the differential flows. The production of meanings about gender and sexuality involves wills, affections, languages and political practices that always surprise the norms and regulations, revealing the fissures of the entire social structure.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Isabella Nara Costa Alves.pdf5,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons