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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50757

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Sonia Rebouças da Silva-
dc.contributor.authorSILVA NETO, Nelson Fernandes da-
dc.date.accessioned2023-05-31T19:18:51Z-
dc.date.available2023-05-31T19:18:51Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-05-31-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Nelson Fernandes da. A pandemia do covid-19 e seus efeitos sobre a economia.. 2023. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Econômicas, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50757-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é indicar, de forma preliminar, os possíveis efeitos da pandemia da covid-19 sobre a economia brasileira. Para atender a tal objetivo, foi realizado uma pesquisa exploratória de revisão de bibliografia e observação de dados disponíveis em artigos científicos de revistas e sites que coletam informações sobre a pandemia. No mundo, as medidas incluíram injetar recursos na economia, cortar impostos e fornecer subsídios a empresas afetadas pela crise. No Brasil, políticas como auxílio emergencial para populações de baixa renda e linhas de crédito para empresas foram adotadas. Além disso, algumas regras trabalhistas e tributárias foram flexibilizadas na tentativa de estimular a atividade econômica. No entanto, as políticas adotadas têm sido objeto de debate sobre sua eficácia no enfrentamento da crise econômica desencadeada pela pandemia. Com o isolamento social e a implementação de medidas restritivas, muitas empresas e indústrias foram obrigadas a fechar suas portas ou reduzir sua capacidade de produção, resultando em perdas financeiras significativas. Já os consumidores tiveram que se ajustar à nova realidade de compras online e redução de renda, levando a uma mudança nos hábitos de consumo e prioridades de gastos, assim, os hábitos dos consumidores ficaram cada vez mais remotos e, diante disso, empresas e prestadores de serviços precisaram adotar estratégias para se adaptar à nova realidade de serviços remotos. Diante desse cenário, muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente às novas circunstâncias para sobreviver. A digitalização se tornou uma das principais formas de manter as empresas funcionando, com muitas delas migrando suas operações para plataformas online. Dentro desse contexto, houve o aumento de 120% na criação de lojas virtuais no Brasil. No entanto mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, os avanços na digitalização e a adaptabilidade do consumidor garantiu com que o comércio eletrônico chegue a patamares cada vez mais alto. Esta nova forma de consumo (online) já tinha grande fatia das vendas e comércio de forma geral, porém com o surgimento da Covid-19 obteve um expressivo aumento.pt_BR
dc.format.extent79p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImpacto econômicopt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleA pandemia do covid-19 e seus efeitos sobre a economia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3012933570669710pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to provide a preliminary indication of the possible effects of the COVID-19 pandemic on the Brazilian economy. To achieve this objective, exploratory research was conducted through a literature review and observation of data available in scientific articles from journals and websites that collect information about the pandemic. Globally, measures included injecting resources into the economy, cutting taxes, and providing subsidies to companies affected by the crisis. In Brazil, policies such as emergency aid for low-income populations and credit lines for businesses were adopted. Additionally, some labor and tax regulations were relaxed in an attempt to stimulate economic activity. However, the effectiveness of the adopted policies in addressing the economic crisis triggered by the pandemic has been a subject of debate. With social isolation and the implementation of restrictive measures, many companies and industries were forced to close their doors or reduce their production capacity, resulting in significant financial losses. Consumers had to adjust to the new reality of online shopping and reduced income, leading to a shift in consumption habits and spending priorities. As a result, consumer habits became increasingly remote, and companies and service providers had to adopt strategies to adapt to the new reality of remote services. In this scenario, many companies had to quickly adapt to the new circumstances in order to survive. Digitization became one of the main ways to keep businesses running, with many of them migrating their operations to online platforms. Within this context, there was a 120% increase in the creation of virtual stores in Brazil. However, even with the relaxation of restrictive measures, the advancements in digitization and the adaptability of consumers ensured that e-commerce reaches increasingly high levels. This new form of online consumption already had a significant share of sales and overall commerce, but with the emergence of COVID-19, it experienced a significant increase.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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