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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50817

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Reuber Arrais-
dc.contributor.authorMARCOLINO, Victor César Bezerra-
dc.date.accessioned2023-06-02T16:48:00Z-
dc.date.available2023-06-02T16:48:00Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2023-05-21-
dc.identifier.citationMARCOLINO, Victor César Bezerra. Análise bibliométrica dos métodos de avaliação de pavimentos rodoviários usando o VOSViewer. 2023. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50817-
dc.description.abstractA matriz de transporte brasileira concentra 65% da movimentação de cargas e 95% da movimentação de passageiros no modal rodoviário, sendo essencial para a economia nacional. Porém, observa-se a falta de um consenso acerca do melhor método de avaliação de pavimentos empregado no país. Objetivando identificar os principais métodos e métricas de avaliação de pavimentos utilizados pelo mundo foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura, utilizando a base de dados Scopus, seguida de uma análise bibliométrica com a utilização do VOSViewer. Os resultados encontrados na RSL evidenciaram a utilização do “Índice de Condição de Pavimento” e do “Índice Internacional de Rugosidade” em relação aos demais índices, sendo estudados em 48,65% e 40,54% dos trabalhos analisados, respectivamente. A análise bibliométrica de co-autoria apresentou uma rede fracamente conectada devido ao pequeno tamanho da amostra analisada. A análise de co-ocorrência de palavras-chave apontou os termos IRI e PCI entre os termos mais citados, corroborando com os resultados da RSL. A partir da identificação dos índices mais citados na literatura, porém recomenda-se o investimento na aplicação e desenvolvimento de novas tecnologias que busquem apresentar resultados de forma mais precisa e ágil para os tomadores de decisão de um SGP.pt_BR
dc.format.extent82p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÍndicept_BR
dc.subjectAvaliação da condição de pavimentospt_BR
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapt_BR
dc.subjectAnálise Bibliométricapt_BR
dc.subjectVOSViewerpt_BR
dc.titleAnálise bibliométrica dos métodos de avaliação de pavimentos rodoviários usando o VOSViewerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA JÚNIOR, Orlando de Sousa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0640268929699299pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2916580036912769pt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian transportation matrix concentrates 65% of cargo movement and 95% of passenger movement in the road mode, being essential to the national economy. However, there is a lack of consensus regarding the best method for evaluating pavements employed in the country. A systematic literature review was developed to identify the main methods and metrics for pavement evaluation used worldwide, using the Scopus database, followed by a bibliometric analysis using VOSViewer. The results found in the systematic literature review highlighted the use of the "Pavement Condition Index" and the "International Roughness Index" in relation to other indices, being studied in 48.65% and 40.54% of the analyzed works, respectively. The co-authorship bibliometric analysis presented a weakly connected network due to the small sample size analyzed. The co-occurrence analysis of keywords pointed out the terms IRI and PCI among the most cited terms, corroborating with the results of the systematic literature review. Although the objectives were achieved by identifying the most cited indices in the literature, it is recommended to invest in the application and development of new technologies that seek to present results more accurately and efficiently for decision-makers of a SGP (Pavement Management System).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-3073-319Xpt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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