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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50817
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FREIRE, Reuber Arrais | - |
dc.contributor.author | MARCOLINO, Victor César Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T16:48:00Z | - |
dc.date.available | 2023-06-02T16:48:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-21 | - |
dc.identifier.citation | MARCOLINO, Victor César Bezerra. Análise bibliométrica dos métodos de avaliação de pavimentos rodoviários usando o VOSViewer. 2023. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50817 | - |
dc.description.abstract | A matriz de transporte brasileira concentra 65% da movimentação de cargas e 95% da movimentação de passageiros no modal rodoviário, sendo essencial para a economia nacional. Porém, observa-se a falta de um consenso acerca do melhor método de avaliação de pavimentos empregado no país. Objetivando identificar os principais métodos e métricas de avaliação de pavimentos utilizados pelo mundo foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura, utilizando a base de dados Scopus, seguida de uma análise bibliométrica com a utilização do VOSViewer. Os resultados encontrados na RSL evidenciaram a utilização do “Índice de Condição de Pavimento” e do “Índice Internacional de Rugosidade” em relação aos demais índices, sendo estudados em 48,65% e 40,54% dos trabalhos analisados, respectivamente. A análise bibliométrica de co-autoria apresentou uma rede fracamente conectada devido ao pequeno tamanho da amostra analisada. A análise de co-ocorrência de palavras-chave apontou os termos IRI e PCI entre os termos mais citados, corroborando com os resultados da RSL. A partir da identificação dos índices mais citados na literatura, porém recomenda-se o investimento na aplicação e desenvolvimento de novas tecnologias que busquem apresentar resultados de forma mais precisa e ágil para os tomadores de decisão de um SGP. | pt_BR |
dc.format.extent | 82p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Índice | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da condição de pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática da literatura | pt_BR |
dc.subject | Análise Bibliométrica | pt_BR |
dc.subject | VOSViewer | pt_BR |
dc.title | Análise bibliométrica dos métodos de avaliação de pavimentos rodoviários usando o VOSViewer | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA JÚNIOR, Orlando de Sousa | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0640268929699299 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2916580036912769 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Brazilian transportation matrix concentrates 65% of cargo movement and 95% of passenger movement in the road mode, being essential to the national economy. However, there is a lack of consensus regarding the best method for evaluating pavements employed in the country. A systematic literature review was developed to identify the main methods and metrics for pavement evaluation used worldwide, using the Scopus database, followed by a bibliometric analysis using VOSViewer. The results found in the systematic literature review highlighted the use of the "Pavement Condition Index" and the "International Roughness Index" in relation to other indices, being studied in 48.65% and 40.54% of the analyzed works, respectively. The co-authorship bibliometric analysis presented a weakly connected network due to the small sample size analyzed. The co-occurrence analysis of keywords pointed out the terms IRI and PCI among the most cited terms, corroborating with the results of the systematic literature review. Although the objectives were achieved by identifying the most cited indices in the literature, it is recommended to invest in the application and development of new technologies that seek to present results more accurately and efficiently for decision-makers of a SGP (Pavement Management System). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0004-3073-319X | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Victor César Bezerra Marcolino.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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