Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50869

Compartilhe esta página

Título: Formação inicial de professor (a) no contexto pandêmico: práticas inventivas de professores (as) da rede municipal de Caruaru – PE.
Autor(es): TORRES, Cristiane Vanessa de Arruda
Palavras-chave: Formação inicial; Contexto pandêmico; Práticas inventivas
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: TORRES, Cristiane Vanessa. Formação inicial de professor (a) no contexto pandêmico: práticas inventivas de professores (as) da rede municipal de Caruaru – PE. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso(Pedagogia)- UFPE, Caruaru,2023.
Abstract: Neste artigo apresentamos os resultados da nossa pesquisa, no qual tomamos para discussão a formação inicial de professor(a) egressos da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste, frente ao momento pandêmico vivenciado. Nosso objetivo busca problematizar como no contexto marcado por excepcionalidades, como foi o caso da pandemia de COVID-19, como os professores(as) puderam ser inventivos em suas práticas educativas, e qual a relevância da formação inicial e continuada para a emergência dessas práticas que mobilizaram ensino e aprendizagem no período pandêmico. Desta forma tentamos pensar a relevância da formação inicial e continuada no enfrentamento ao período pandêmico, as dimensões de ensino e aprendizagem no período da pandemia e os modelos de práticas inventivas. Mobilizamos os conceitos de Contexto Pandêmico e a Educação nos apoiando em Kohan (2020), Formação Inicial Inventiva em Dias (2008) as Práticas Pedagógicas e Educativas em tempos de incerteza em Tardif (2004). Nossa pesquisa é qualitativa segundo Minayo (2021). Metodologicamente para construirmos nossos dados realizamos entrevistas semi-estruturada com professores (as) que atuam na rede municipal de ensino de Caruaru/ PE. Selecionamos 3 professores (as) egressos da UFPE-CAA buscando assim compreender na visão de cada professor (a) qual a relevância da sua formação acadêmica e profissional para poder mediar o conhecimento na sala de aula. Os resultados da nossa pesquisa indicam os desafios enfrentados pelos professores(as) diante do período pandêmico vivenciado com as aulas remotas. Onde os professores(as) precisaram rever suas práticas educativas para mediar o conhecimento e a aprendizagem, ao se utilizarem das tecnologias digitais para dar continuidade ao ensino e aprendizagem, os docentes tiveram uma formação tecnológica aligeirada frente aos desafios da pandemia do Coronavírus. Observamos que mesmo em meio as adversidades e os desafios enfrentados, os professores(as) buscaram superar os desafios, pensar como continuar as atividades de ensino e aprendizagem mesmo diante das dificuldades deles, das famílias e estudantes, de utilizar as plataformas. Concluímos então, que os professores(as) mesmo em meio as adversidades conseguiram cumprir o seu propósito educacional, fizeram o que estava ao seu alcance para o cumprimento de uma educação de qualidade, que contribua para o fortalecimento da cidadania.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50869
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CRISTIANE VANESSA.pdf547,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons