Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50870

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Nelio Vieira de-
dc.contributor.authorLEAL, Clarisse Gomes-
dc.date.accessioned2023-06-06T00:56:34Z-
dc.date.available2023-06-06T00:56:34Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2023-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50870-
dc.description.abstractNeste texto abordamos os conceitos de morte e finitude humana explorando seu potencial formativo na educação integral dos sujeitos. Tratamos a partir de uma investigação exploratória bibliográfica partindo de autores que nos aproximam da temática da educação para a morte, sobretudo pela aproximação com a obra de Edgar Morin a partir da teoria da complexidade como meio para a construção de sujeitos da educação que sejam reflexivos, compassivos e acolhedores da dor do outro. Tomamos a hermenêutica filosófica como caminho de interpretação e iniciamos buscando fazer uma análise da presença dessa temática dentro do contexto histórico, social e filosófico da educação escolar, em seguida procuramos desenvolver a partir da teoria da complexidade uma compreensão sobre a finitude humana, além de analisarmos o potencial educativo da temática de morte no processo de formação dos sujeitos. A partir desse estudo, reconhecemos o potencial educativo da finitude humana reconhecendo a presença de tabus acerca da temática de morte e entendendo que não somos ensinados a pensar sobre a finitude humana. Destacamos que para que haja de fato uma educação reflexiva que contribua com a formação dos sujeitos e que compreenda a condição humana, faz-se necessário repensar a educação e suas práticas.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação para a Mortept_BR
dc.subjectFinitude Humanapt_BR
dc.subjectTeoria da Complexidadept_BR
dc.subjectCondição Humanapt_BR
dc.titleMorte e educação: um estudo sobre a finitude humana na perspectiva da complexidade como instrumento para uma educação integral dos sujeitos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263427602095239pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Clarisse Gomes Leal.pdf216,61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons