Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50870
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Nelio Vieira de | - |
dc.contributor.author | LEAL, Clarisse Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T00:56:34Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T00:56:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50870 | - |
dc.description.abstract | Neste texto abordamos os conceitos de morte e finitude humana explorando seu potencial formativo na educação integral dos sujeitos. Tratamos a partir de uma investigação exploratória bibliográfica partindo de autores que nos aproximam da temática da educação para a morte, sobretudo pela aproximação com a obra de Edgar Morin a partir da teoria da complexidade como meio para a construção de sujeitos da educação que sejam reflexivos, compassivos e acolhedores da dor do outro. Tomamos a hermenêutica filosófica como caminho de interpretação e iniciamos buscando fazer uma análise da presença dessa temática dentro do contexto histórico, social e filosófico da educação escolar, em seguida procuramos desenvolver a partir da teoria da complexidade uma compreensão sobre a finitude humana, além de analisarmos o potencial educativo da temática de morte no processo de formação dos sujeitos. A partir desse estudo, reconhecemos o potencial educativo da finitude humana reconhecendo a presença de tabus acerca da temática de morte e entendendo que não somos ensinados a pensar sobre a finitude humana. Destacamos que para que haja de fato uma educação reflexiva que contribua com a formação dos sujeitos e que compreenda a condição humana, faz-se necessário repensar a educação e suas práticas. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação para a Morte | pt_BR |
dc.subject | Finitude Humana | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Condição Humana | pt_BR |
dc.title | Morte e educação: um estudo sobre a finitude humana na perspectiva da complexidade como instrumento para uma educação integral dos sujeitos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263427602095239 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Clarisse Gomes Leal.pdf | 216,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons