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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50888
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | CALADO, Milena Yara Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T12:53:22Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T12:53:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-05 | - |
dc.identifier.citation | CALADO, Milena Yara Pereira. Articulações entre a Economia Comportamental e a Educação Financeira: uma análise sobre o que dizem pesquisas. 2023. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50888 | - |
dc.description.abstract | A educação financeira vem ganhando espaço nos debates contemporâneos, uma vez que se reconhece a importância de preparar os indivíduos para lidar com as questões financeiras de forma consciente e responsável. No entanto, apesar da existência de vários programas de educação financeira, ainda são poucos aqueles que levam em conta os vieses e heurísticas comportamentais. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar o que as pesquisas apontam sobre a articulação entre os conhecimentos da economia comportamental e o desenvolvimento do letramento financeiro na educação básica. A metodologia adotada neste estudo consiste em uma revisão bibliográfica abrangente sobre o tema, buscando identificar as principais contribuições da economia comportamental para a educação financeira. Foram consultadas fontes como artigos científicos, livros e relatórios acadêmicos, que permitiram uma compreensão mais aprofundada dos conceitos e das interações entre essas duas áreas. Os principais resultados apontam para a necessidade de incorporar os aspectos comportamentais na educação financeira escolar e destacam a relevância de considerar os aspectos comportamentais na educação financeira escolar, visando promover uma formação mais abrangente e efetiva dos estudantes, capacitando-os a tomar decisões financeiras informadas e responsáveis ao longo de suas vidas. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Economia Comportamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
dc.subject | Tomada de decisões | pt_BR |
dc.subject | Comportamento Financeiro | pt_BR |
dc.title | Articulações entre a economia comportamental e a educação financeira: uma análise sobre o que dizem pesquisas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CASTRO, José Cícero de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6705212806192890 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Financial education has been gaining traction in contemporary debates, as the importance of preparing individuals to handle financial matters consciously and responsibly is acknowledged. However, despite the existence of several financial education programs, few of them take into account behavioral biases and heuristics. Given this scenario, the objective of this paper is to analyze the research findings regarding the integration of behavioral economics knowledge with the development of financial literacy in basic education. The methodology employed in this study consists of a comprehensive literature review on the topic, aiming to identify the main contributions of behavioral economics to financial education. Sources such as scientific articles, books, and academic reports were consulted, facilitating a deeper understanding of the concepts and the interactions between these two fields. The primary results indicate the necessity of incorporating behavioral aspects into school financial education and underscore the significance of considering behavioral factors in this context. The ultimate goal is to foster a more comprehensive and effective education for students, equipping them with the ability to make informed and responsible financial decisions throughout their lives. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9142857434310773 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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