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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50899

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Título: Considerações de futuros professores de matemática sobre o ensino na perspectiva inclusiva.
Autor(es): SANTOS, maria Maisa Silva dos
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Formação inicial; Saberes docentes; Educação Matemática Inclusiva
Data do documento: 3-Mai-2023
Citação: SANTOS, Maria Maisa Silva dos: Considerações de futuros professores de matemática sobre o ensino na perspectiva inclusiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A temática Educação Inclusiva vem ganhando espaço nos cursos de formação de professores, mas deve-se enfatizar que é pouco estudada durante sua formação inicial, o que gera certo desconforto por parte dos (futuros) professores ao adentrar em sala de aula e deparar-se com alunos com Necessidades Educacionais Específicas. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar as considerações de futuros professores do curso de Matemática, licenciatura da UFPE-CAA, quanto às implicações da formação no ensino da Matemática na perspectiva Inclusiva. Para tal, o estudo teve como base pesquisas já realizadas anteriormente na UFPE sobre a formação para os profissionais da referida área, tendo em vista que os saberes docentes são necessários para o ensino na perspectiva inclusiva e em alguns estudiosos. No que diz respeito à fundamentação teórica, ela está organizada em três capítulos: Educação Inclusiva: um passeio pela década de 1990; Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação de Professores e O professor na perspectiva inclusiva. Na Metodologia para a coleta de dados foi elaborada através de um formulário online no google forms, o qual foi designado a 10 estudantes dos períodos finais do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco-CAA. Assim, a proposta deste trabalho é responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais considerações de futuros professores do curso de Matemática licenciatura da UFPE-CAA quanto as implicações da formação no ensino da Matemática na perspectiva inclusiva? A partir dessa pesquisa, constatou-se que os licenciados compreendem o significado de educação inclusiva, porém sentem-se inseguros ao adentrar em sala de aula e ensinar na perspectiva inclusiva. Dessa forma, considera-se que alterações devem ser feitas nos cursos de formação inicial para que o ensino seja de qualidade e equitativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50899
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