Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50901
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Maria Edna da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T13:55:03Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T13:55:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria Edna da Silva. Educação do campo e educação matemática: um olhar para pesquisas que versam sobre os anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50901 | - |
dc.description.abstract | O estudo bibliográfico foi desenvolvido no quadro do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia e objetivou mapear pesquisas produzidas sobre a Educação do Campo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua relação com a Educação Matemática. Para construção do corpus de análise utilizamos o Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES. Tomamos como marco temporal o período de 2002 à 2022 para buscar as pesquisas que relacionassem a Educação do Campo e Educação Matemática. As pesquisas identificadas foram categorizadas em quatro temáticas: ensino e aprendizagem de Matemática em escolas do campo; constituição e fortalecimento identitário dos sujeitos do campo a partir da matemática; formação matemática de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental em contextos da Educação do Campo; e contribuição de materiais curriculares para o ensino de matemática em escolas do campo. Os resultados das pesquisas que compõem o corpus analisado evidenciam a necessidade de uma formação crítica e contextualizada para os estudantes, além de destacar a relevância da Matemática para constituição da identidade e sentimento de pertencimento dos sujeitos do campo. Destaca-se também a importância atribuída às ações de formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Embora versem sobre temas diversos, as pesquisas mapeadas convergem na ideia da relevância de um ensino que relacione os princípios da Educação do Campo e a Educação Matemática nas escolas do campo. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Educação do campo e educação matemática: um olhar para pesquisas que versam sobre os anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5159527292455580 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria-Edna-TCC-Versão-Final-Atualizado.pdf | 374,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons