Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50901

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorPEREIRA, Maria Edna da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-06T13:55:03Z-
dc.date.available2023-06-06T13:55:03Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2023-05-31-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Edna da Silva. Educação do campo e educação matemática: um olhar para pesquisas que versam sobre os anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50901-
dc.description.abstractO estudo bibliográfico foi desenvolvido no quadro do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia e objetivou mapear pesquisas produzidas sobre a Educação do Campo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua relação com a Educação Matemática. Para construção do corpus de análise utilizamos o Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES. Tomamos como marco temporal o período de 2002 à 2022 para buscar as pesquisas que relacionassem a Educação do Campo e Educação Matemática. As pesquisas identificadas foram categorizadas em quatro temáticas: ensino e aprendizagem de Matemática em escolas do campo; constituição e fortalecimento identitário dos sujeitos do campo a partir da matemática; formação matemática de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental em contextos da Educação do Campo; e contribuição de materiais curriculares para o ensino de matemática em escolas do campo. Os resultados das pesquisas que compõem o corpus analisado evidenciam a necessidade de uma formação crítica e contextualizada para os estudantes, além de destacar a relevância da Matemática para constituição da identidade e sentimento de pertencimento dos sujeitos do campo. Destaca-se também a importância atribuída às ações de formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Embora versem sobre temas diversos, as pesquisas mapeadas convergem na ideia da relevância de um ensino que relacione os princípios da Educação do Campo e a Educação Matemática nas escolas do campo.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.titleEducação do campo e educação matemática: um olhar para pesquisas que versam sobre os anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5159527292455580pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria-Edna-TCC-Versão-Final-Atualizado.pdf374,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons