Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50905

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de rotina em AutoLISP para o cálculo de empuxo passivo em solos arenosos pela metodologia da espiral logarítmica.
Autor(es): SILVA, João Victor Mendes da
Palavras-chave: AutoLISP; Superfície ruptura crítica,; Empuxo passivo
Data do documento: 9-Mai-2023
Citação: SILVA, João Victor Mendes da. Desenvolvimento de rotina em AutoLISP para o cálculo de empuxo passivo em solos arenosos pela metodologia da espiral logarítmica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Para elaboração de um projeto de muro de arrimo, torna-se necessário dimensionar a sua geometria, calcular os empuxos de terra atuantes e fazer o cálculo de estabilidade do mesmo, verificando a fator de segurança quanto ao deslizamento e ao tombamento, e analisando a capacidade de carga do solo de fundação e sua estabilidade global. Na realização do estudo de muros de arrimo, normalmente encontra-se dos dois tipos de empuxo: ativo e passivo. Se tratando especificamente do empuxo passivo, verifica-se que existem diversas metodologias de cálculo, dentre elas, destaca-se uma que é utilizada para solos arenosos, que é a metodologia da espiral logarítmica. O princípio dessa metodologia parte da análise de várias superfícies de ruptura, portanto, gasta-se um tempo razoável para descobrir onde ocorre a ruptura, chamada de superfície crítica. Atualmente com o desenvolvimento da computação gráfica, é possível trabalhar através algoritmos, metodologias para acelerar o processo de cálculo de empuxo passivo. Um instrumento bastante utilizado em projetos de engenharia e arquitetura, o AutoCAD, uma ferramenta CAD (Computer-Aided Design), que de maneira general serve para realização de desenhos e representações gráficas, mas que também pode ser utilizado para cálculos mediante linguagem de programação própria chamada AutoLISP. A partir dela é possível implantar funcionalidades adicionais através de arquivos textos ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Esses arquivos são criados em AutoLISP, que é uma variação da LISP (List Processing). Através do seu uso é possível fazer praticamente qualquer tipo de comando ou rotina para fins de cálculo ou desenhos de engenharia. Assim sendo, esta pesquisa visa o desenvolvimento de uma rotina para acelerar o processo de investigação de superfície crítica em caso de empuxo passivo em solos arenosos. Os resultados obtidos com a rotina desenvolvida determinam o empuxo passivo e a posição da superfície de ruptura crítica com precisão e velocidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50905
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2_JoãoVictorMendes.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons