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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50919

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Gisele Cristina Sena da-
dc.contributor.authorSANTOS, Amanda Gaspar-
dc.date.accessioned2023-06-06T16:16:54Z-
dc.date.available2023-06-06T16:16:54Z-
dc.date.issued2005-03-10-
dc.date.submitted2023-06-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda Gaspar. A norma ISO 9000:2000 e o sistema de classificação hoteleiro da EMBRATUR: uma análise comparativa. 2005. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50919-
dc.description.abstractNo cenário econômico atual, o setor turístico está em evidência. Com o crescimento do número de empresas do setor, cresce também o número de competidores, fazendo com que seja necessário, para estas empresas, melhorar sua eficiência através de alternativas que diferenciem seus serviços. Desta forma, o estabelecimento de sistemas de gerenciamento bem organizados pode subsidiar as operações em turismo na melhoria de sua competitividade. Diante deste fato, esta monografia procura identificar e relacionar os requisitos exigidos pela norma ISO 90001:2000 e as exigências do Sistema Nacional de Classificação Hoteleira proposto pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) e ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) a fim de auxiliar as empresas do setor hoteleiro a não só categorizar e qualificar os meios de hospedagem de acordo com as condições de conforto, comodidade, serviços e atendimento oferecido, mas também identificar critérios de excelência da Gestão da Qualidade em seus processos. Inicialmente é apresentado um breve esclarecimento sobre algumas características do setor turístico, prestação de serviço, conceitos de qualidade e SGQ, entidades envolvidas e características dos sistemas de classificação a serem considerados por este trabalho. Além disso, seguindo as apresentações teóricas, será apresentado a analise objetiva desse estudo. Após a fundamentação teórica, é desenvolvido o estudo comparativo entre os requisitos da Norma ISO 9001:2000 com os itens que compõe Sistema Nacional de Certificação Hoteleiro. Os resultado obtidos e as considerações finais são apresentadas e analisados no capitulo final desta monografia. Espera-se com esse trabalho contribuir como referencial teórico sobre o assunto e como indicativo das ações a serem tomadas no que diz respeito à consideração do Certificado Nacional de Classificação Hoteleira e como único meio de avaliação, referencia e parâmetro para que turistas e agencias de viagem escolham os hotéis.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectISO 90001:2000pt_BR
dc.subjectEMBRATURpt_BR
dc.subjectABIHpt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Certificação Hoteleirapt_BR
dc.titleA norma ISO 9000:2000 e o sistema de classificação hoteleiro da EMBRATUR: uma análise comparativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0938488383862615pt_BR
dc.description.abstractxIn the current economic scenario, the tourism sector is in evidence. with the growth the number of companies in the sector, the number of competitors also grows, making that it is necessary for these companies to improve their efficiency through alternatives that differentiate their services. In this way, the establishment of management systems well organized can support tourism operations in improving their competitiveness. Given this fact, this monograph seeks to identify and relate the requirements required by ISO 90001:2000 and the requirements of the National Classification System Hotel proposed by EMBRATUR (Brazilian Institute of Tourism) and ABIH (Brazilian Association of the Hotel Industry) in order to help companies in the sector hotelier to not only categorize and qualify the means of accommodation according to the conditions of comfort, convenience, services and assistance offered, but also identify excellence criteria for Quality Management in its processes. Initially, a brief clarification is presented on some characteristics of the tourism sector, service provision, quality concepts and QMS, entities involved and characteristics of the classification systems to be considered by this work. In addition, following the theoretical presentations, the objective analysis of this study will be presented. After the theoretical foundation, a comparative study is developed between the requirements of Standard ISO 9001:2000 with the items that make up the National System of Hotel Certification. The results obtained and the final considerations are presented and analyzed in the final chapter of this monograph. It is hoped that this work will contribute as a theoretical reference on the subject and as indicative of the actions to be taken with regard to the consideration of the National Certificate of Hotel Classification and as the only means of evaluation, reference and parameter for tourists and travel agencies to choose hotels.pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção



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