Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50959

Compartilhe esta página

Título: Como professores usam a programação no ensino da Matemática: um mapeamento sistemático.
Autor(es): SILVA, João Felipe da
Palavras-chave: Educação matemática; Programação; Ensino tecnológico; Ferramentas educacionais
Data do documento: 5-Mai-2023
Citação: SILVA, João Felipe da. Como professores usam a programação no ensino da matemática: um mapeamento sistemático.2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Essa pesquisa tem como objetivo mapear pesquisas e orientações didáticas sobre a programação na educação matemática em periódicos científicos e de divulgação. Esse estudo é uma Revisão Sistemática de Literatura realizada na base de dados ERIC. Foi utilizada a expressão de pesquisa "programming AND mathematics", delimitada entre os anos de 2020 e 2022. Duas buscas foram realizadas para trocar apenas os filtros de High Schools para Middle Schools. As buscas resultaram em um total de 57 artigos, em que seis eram comuns as duas buscas, totalizando assim, 51 artigos. Foi possível coletar 41 artigos que passaram para a fase de aprovação, por meio da leitura dos resumos. Após a leitura dos resumos, sete artigos foram aprovados. Dos sete artigos, seis mostraram que professores estão utilizando a programação em sala de aula durante o Ensino Fundamental e um mostrou o uso da programação no Ensino Médio. Todos os sete mostraram que o uso da programação em sala de aula auxilia no desenvolvimento matemático dos alunos. Nos documentos de divulgação, além de aparecer como uma ferramenta de ensino para o aprendizado da matemática, a programação também aparece como objeto de estudo. O presente estudo sinaliza a necessidade de realizar pesquisas similares dentro da educação brasileira e de estudar a preparação dos professores para que possam realizar atividades com programação em suas aulas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50959
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Felipe da Silva.pdf361,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons