Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50962

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Janayna Silva Cavalcante de-
dc.contributor.authorRAMOS, Helimara de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Rebeka Simões Nery da-
dc.date.accessioned2023-06-07T17:53:59Z-
dc.date.available2023-06-07T17:53:59Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-05-23-
dc.identifier.citationRAMOS, Helimara de L.; SILVA, Rebeka S. N. da. A EMERGÊNCIA DA NOÇÃO DE HUMANIDADE: UM ESTUDO NA ESCOLA DO PRESÍDIO FEMININO DE ABREU E LIMA (CPFAL). Orientadora: Janayna Silva Cavalcante de Lima. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50962-
dc.description.abstractEste estudo teve o intuito de compreender como acontece a educação no ambiente prisional feminino. Tendo em vista a noção de escola enquanto ambiente humanizador, partimos de uma perspectiva onde é preciso enxergar esse espaço para além de uma instituição que promove a transformação dos sujeitos em operários úteis apoiados em discursos de (re)inserção e (re)educação. Com apoio na perspectiva foucaultina de estudos sobre o poder e o discurso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, nos debruçando nos Planos e projetos voltados à educação no sistema prisional feminino no estado de Pernambuco. Em paralelo, realizamos uma pesquisa etnográfica, com uma série de visitas e observações à Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL). Diante das análises e observações realizadas, pudemos perceber que, apesar de muitas vezes a educação atuar como dispositivo disciplinar de controle, é possível sua materialização como promotora de quebras de paradigmas, onde, por meio da participação das alunas detentas e da própria equipe educacional, a promoção de atividades sob novas perspectivas pode gerar rachaduras em um projeto educacional permeado pelo controle e pela desumanização.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação carceráriapt_BR
dc.subjectBiopoderpt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleA emergência da noção de humanidade : um estudo na escola do presídio feminino de Abreu e Lima (CPFAL)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8647015023248286pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3310793434925555pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0431569973224746pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to understand how education happens in the female prison environment. Bearing in mind the notion of school as a humanizing environment, we start from a perspective where it is necessary to see this space beyond an institution that promotes the transformation of subjects into useful workers supported by discourses of (re)insertion and (re)education. Supported by Foucault's perspective of studies on power and discourse, we carried out a bibliographical research, focusing on Plans and projects aimed at education in the female prison system in the state of Pernambuco. In parallel, we carried out an ethnographic research, with a series of visits and observations to the Female Penal Colony of Abreu e Lima (CPFAL). In view of the analyzes and observations carried out, we were able to perceive that, although education often acts as a disciplinary control device, it is possible for it to materialize as a promoter of paradigm breaks, where, through the participation of detained students and the educational team itself, the promotion of activities from new perspectives can create cracks in an educational project permeated by control and dehumanization.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPEDAGOGIApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A EMERGÊNCIA DA NOÇÃO DE HUMANIDADE.pdf271,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_-_assinado_assinado.pdf34,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons