Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50962
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Janayna Silva Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Helimara de Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rebeka Simões Nery da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T17:53:59Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T17:53:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-23 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Helimara de L.; SILVA, Rebeka S. N. da. A EMERGÊNCIA DA NOÇÃO DE HUMANIDADE: UM ESTUDO NA ESCOLA DO PRESÍDIO FEMININO DE ABREU E LIMA (CPFAL). Orientadora: Janayna Silva Cavalcante de Lima. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50962 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve o intuito de compreender como acontece a educação no ambiente prisional feminino. Tendo em vista a noção de escola enquanto ambiente humanizador, partimos de uma perspectiva onde é preciso enxergar esse espaço para além de uma instituição que promove a transformação dos sujeitos em operários úteis apoiados em discursos de (re)inserção e (re)educação. Com apoio na perspectiva foucaultina de estudos sobre o poder e o discurso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, nos debruçando nos Planos e projetos voltados à educação no sistema prisional feminino no estado de Pernambuco. Em paralelo, realizamos uma pesquisa etnográfica, com uma série de visitas e observações à Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL). Diante das análises e observações realizadas, pudemos perceber que, apesar de muitas vezes a educação atuar como dispositivo disciplinar de controle, é possível sua materialização como promotora de quebras de paradigmas, onde, por meio da participação das alunas detentas e da própria equipe educacional, a promoção de atividades sob novas perspectivas pode gerar rachaduras em um projeto educacional permeado pelo controle e pela desumanização. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação carcerária | pt_BR |
dc.subject | Biopoder | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | A emergência da noção de humanidade : um estudo na escola do presídio feminino de Abreu e Lima (CPFAL) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8647015023248286 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3310793434925555 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0431569973224746 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to understand how education happens in the female prison environment. Bearing in mind the notion of school as a humanizing environment, we start from a perspective where it is necessary to see this space beyond an institution that promotes the transformation of subjects into useful workers supported by discourses of (re)insertion and (re)education. Supported by Foucault's perspective of studies on power and discourse, we carried out a bibliographical research, focusing on Plans and projects aimed at education in the female prison system in the state of Pernambuco. In parallel, we carried out an ethnographic research, with a series of visits and observations to the Female Penal Colony of Abreu e Lima (CPFAL). In view of the analyzes and observations carried out, we were able to perceive that, although education often acts as a disciplinary control device, it is possible for it to materialize as a promoter of paradigm breaks, where, through the participation of detained students and the educational team itself, the promotion of activities from new perspectives can create cracks in an educational project permeated by control and dehumanization. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A EMERGÊNCIA DA NOÇÃO DE HUMANIDADE.pdf | 271,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_-_assinado_assinado.pdf | 34,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons