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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50967
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Angélica Porto Cavalcanti de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T12:02:25Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T12:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Angélica Porto Cavalcanti de. A análise do processo de apropriação tecnológica criativa por profissional articulador: um estudo com três profissionais de Terapia Ocupacional. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50967 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa foca em conceituar e estudar o uso de artefato de design por especialistas em exercício profissional e o seu processo de apropriação tecnológica criativa. Denominado como “profissional articulador”, esse sujeito especialista faz sugestões para usos da tecnologia que vão além do esperado por outros, inclusos os próprios desenvolvedores. Essas sugestões acontecem em atividades em que o profissional trabalha diretamente e colaborativamente com um público de interesse e, quando considerados pelo campo do Design como indivíduos com capacidade de reformular e ressignificar artefatos, podem criar, implementar e avaliar atividades junto a demais sujeitos (público de interesse de seu exercício profissional). Ao entender tecnologia de forma ampla e desvinculada dos formatos digitalizados, esse cenário em que um profissional se apropria criativamente de uma ferramenta constitui um campo de riqueza de informação para ser considerado nos próprios processos de desenvolvimento de produtos para a área de Design. Como arcabouço teórico, foram utilizados os constructos da Teoria da Atividade Histórico-Cultural (LEONTIEV, 1981), do Modelo de Apropriação Tecnológica (CARROLL, 2004) e do Modelo do Sistema de Atividade de Apropriação de Ferramenta (WAYCOTT, 2005). Adotando uma abordagem qualitativa, essa pesquisa estudou os processos de apropriação tecnológica criativa de três profissionais de Terapia Ocupacional ao trabalhar com um novo jogo chamado “Te contei?”, implementado junto a 17 pacientes em um total de 32 aplicações. Como resultado, foi possível mapear os sistemas de atividade do profissional articulador como um influenciador na fortificação das tecnologias em uso, potencializando recursos pelo processo de ressignificação e influenciando o próprio processo de apropriação dos demais sujeitos na atividade (aqueles que participam da atividade e usam a tecnologia como planejada pelo profissional). Quando presentes nos sistemas de atividades, foi possível pontuar que esse personagem cria oportunidades para o retardamento do processo de desapropriação da ferramenta uma vez que mapeia e utiliza um mesmo artefato de diferentes maneiras, além de ativamente adaptar atividades para que fiquem mais apropriadas ao público, evitando frustrações e abandono da tecnologia. Para além da conceituação do profissional articulador, dentre as principais considerações do estudo, destaca-se a releitura dos modelos de apropriação tecnológica e a proposição de adaptação do Modelo de Apropriação Tecnológica ao incluir a apropriação criativa do profissional articulador. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Apropriação tecnológica criativa | pt_BR |
dc.subject | Teoria da atividade históricocultural | pt_BR |
dc.subject | Terapeuta ocupacional | pt_BR |
dc.title | A análise do processo de apropriação tecnológica criativa por profissional articulador : um estudo com três profissionais de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5932098810835313 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2146841563850436 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research focuses on conceptualizing and studying the use of design artifacts by specialists in professional practice and their process of creative technological appropriation. Named here as a “professional articulator”, this specialist subject makes suggestions for uses of technology that go beyond what is expected by others, including the developers themselves. These suggestions occur in activities in which the professional works directly and collaboratively with an audience of interest and, when considered by the field of Design as individuals with the ability to reformulate and reframe artifacts, they can create, implement and evaluate activities with other subjects (public of interest of his professional practice). By understanding technology in a broad way and disconnected from digitized formats, this scenario in which a professional creatively appropriates a tool constitutes a rich field of information to be considered for the Design field. As a theoretical framework, the constructs of the Historical-Cultural Activity Theory (LEONTIEV, 1981), the Technological Appropriation Model (CARROLL, 2004) and the Tool Appropriation Activity System Model (WAYCOTT, 2005) were used. Adopting a qualitative approach, this research studied the creative technological appropriation processes of three Occupational Therapy professionals working with a new game called “Te contei?” (“Have I told you?”), implemented with 17 patients in a total of 32 applications. As a result, it was possible to map the activity systems of the professional articulator as an influencer in the fortification of the technologies in use, enhancing resources through the process of re-signification and influencing the very process of appropriation of the other subjects in the activity (those who participate in the activity and use the technology as planned by the professional). When present in the activity systems, it was possible to point out that this character creates opportunities to delay the process of expropriation of the tool, since it maps and uses the same artifact in different ways, in addition to actively adapting activities to make them more appropriate to the public, avoiding frustrations and abandonment of technology. In addition to the conceptualization of the articulating professional, among the main considerations of the study, the re-reading of the technological appropriation models is highlighted and the proposition of adaptation of the Technological Appropriation Model by including the creative appropriation of the professional articulator. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
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