Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51019

Compartilhe esta página

Título: O jogo sudoku e sua relação com o raciocínio lógico: uma análise das potencialidades e dificuldades de estudantes de ensino médio.
Autor(es): REGIS, Jamerson Brennon de Araújo
Palavras-chave: Raciocínio Lógico; Jogo Sudoku; Vantagens; Desvantagens; Ensino e Aprendizagem de Matemática
Data do documento: 5-Mai-2023
Citação: REGIS, Jamerson Brennon de Araújo. O jogo sudoku e sua relação com o raciocínio lógico: uma análise das potencialidades e dificuldades de estudantes de ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O objetivo de nosso trabalho é investigar as possíveis contribuições que o jogo Sudoku pode oferecer no desenvolvimento do raciocínio lógico e analisar, através de uma aplicação em sala de aula, suas capacidades qualitativas na sua utilização como ferramenta mediadora do conhecimento. A pesquisa é de índole qualitativa e nossa metodologia está organizada em duas fases. Na primeira fase, nos referenciamos em trabalhos que abordaram temáticas semelhantes, fundamentadas por pesquisadores e autores a respeito do jogo Sudoku como ferramenta mediadora no ensino e aprendizagem da matemática, suas particularidades e utilização para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático alcançados pelos discentes. Na segunda fase realizamos uma pesquisa em uma sala de aula com estudantes do 2º ano de ensino médio, a qual foi dividida em dois momentos. No primeiro momento, apresentamos conceitos gerais sobre o jogo Sudoku e sua conexão com raciocínio lógico e os conectivos lógicos, já no segundo momento aplicamos um questionário para que os alunos se unissem em duplas e através de debates solucionassem os problemas propostos. Tais soluções foram utilizadas como dados para nossa análise, e concluímos que o jogo possui potencial capacidade para mediar o conteúdo trabalhado, mas requer um minucioso cuidado do professor para sua aplicação ser positiva e proveitosa pelos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51019
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jamerson Brennon de Araújo Regis.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons