Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51020

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorPEREIRA, Semar Bruno Galindo-
dc.date.accessioned2023-06-12T22:44:07Z-
dc.date.available2023-06-12T22:44:07Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.date.submitted2023-07-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Semar Bruno Galindo. Neurociência aplicada à educação matemática: sequência didática envolvendo conceitos de triângulo do jogo africano Tsoro Yematatu. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51020-
dc.description.abstractA neurociência aplicada à educação é uma área que explica alguns processos de aprendizagem que ocorrem no cérebro e também os aspectos emocionais e afetivos. Por meio do seu estudo, podemos perceber possibilidades de práticas com múltiplas representações de conceitos e sequências didáticas, com a utilização de outros termos. Além disso, com essas múltiplas representações é possível incorporar, nas aulas de matemática, africanidades e jogos matemáticos africanos como também uma forma de implementar a Lei n. 10.639/03. Desse como, temos como problema de pesquisa: quais são as considerações de um grupo de licenciandos em matemática a partir de uma vivência em uma sequência didática com afetividade e múltiplas representações sobre alguns conceitos de triângulo do jogo africano Tsoro Yematatu? E como objetivo investigar com um grupo de licenciandos em matemática a realização da sequência didática com afetividade e múltiplas representações sobre conceitos de triângulo do jogo africano Tsoro Yematatu.. Para chegar nesse objetivo, traçamos o caminho metodológico e classificamos nossa pesquisa em básica, qualitativa, descritiva. Assim, utilizamos como procedimento técnico e instrumentos para construção de dados, um levantamento feito por meio de seis questões reflexivas aplicadas antes e durante a vivência de três etapas de uma sequência didática envolvendo os conceitos de altura de um triângulo, ponto médio, interseção e triângulo isósceles. A pesquisa foi realizada com 11 estudantes de uma turma do curso de matemática-licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA). Temos como principais referenciais teóricos: Amaral e Guerra (2022) e Cosenza e Guerra (2011) que escrevem sobre neurociência e educação; Zabala (2014) e Oliveira (2013) que discutem sequência didática e outros assuntos educacionais; Duval (2012), Prain e Waldrip (2006) e Tytler, Prain e Peterson (2007) que escrevem sobre múltiplas representações; Zaslavsky (2000) e Attie (2022) para a discussão sobre o jogos africanos, especificamente o Tsoro Yematatu; Freire (1996) que escreve sobre a pedagogia, cognição e afetividade e outros autores. Por fim, nas considerações finais, destacamos que os estudantes compreenderam que a sequência apresentada favorece o desenvolvimento de conceitos, como interseção geométrica, a construção do conhecimento e construção dos significados desses conceitos matemáticos.pt_BR
dc.format.extent70pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de conceitospt_BR
dc.subjectEspiral da aprendizagempt_BR
dc.titleNeurociência aplicada à educação matemática: sequência didática envolvendo conceitos de triângulo do jogo africano Tsoro Yematatu.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6822547553337673pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxNeuroscience applied to education is an area that explains some learning processes that occur in the brain, as well as emotional and affective aspects. Through its study, we can perceive possibilities for practices with multiple representations of concepts and didactic sequences, using different terms. Furthermore, with these multiple representations, it is possible to incorporate african perspectives and african mathematical games in mathematics classes as a way to implement Law No. 10.639/03. Therefore, our research problem is: What are the considerations of a group of mathematics education students based on their experience with a didactic sequence involving affectivity and multiple representations regarding some concepts of the african game Tsoro Yematatu? And our objective is to investigate the implementation of a didactic sequence involving affectivity and multiple representations regarding the concepts of triangles in the african game Tsoro Yematatu with a group of mathematics education students. To achieve this objective, we have outlined the methodological path and classified our research as basic, qualitative, and descriptive. Thus, we used as a technical procedure and instruments for data construction, a survey made through six reflective questions applied before and during the experience of three stages of a didactic sequence involving the concepts of height of a triangle, midpoint, intersection and triangle isosceles. The research was conducted with 11 students from a mathematics education class at the Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA). Our main theoretical references are Amaral and Guerra (2022) and Cosenza and Guerra (2011), who write about neuroscience and education; Zabala (2014) and Oliveira (2013), who discuss didactic sequences and other educational subjects; Duval (2012), Prain and Waldrip (2006), and Tytler, Prain, and Peterson (2007), who write about multiple representations; Zaslavsky (2000) and Attie (2022) for the discussion of african games, specifically Tsoro Yematatu; and Freire (1996), who writes about pedagogy, cognition, affectivity, and other authors. Finally, in the concluding remarks, we highlight that the students understood that the presented sequence favors the development of concepts such as geometric intersection, the construction of knowledge, and the construction of the meanings of these mathematical concepts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1315-3001pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Semar Bruno Galindo Pereira.pdf873,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons