Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51048

Compartilhe esta página

Título: A teoria da aprendizagem significativa: uma análise do 7° Encontro Nacional de aprendizagem significativa.
Autor(es): SANTOS, Giselle Lidia Santana dos
Palavras-chave: Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (ENAS); Aprendizagem Significativa; Unidades de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS); Educação Infantil
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: SANTOS, Giselle Lidia Santana dos. A teoria da aprendizagem significativa: uma análise do 7° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Essa pesquisa visa analisar a 7° edição do Encontro Nacional de Aprendizagem significativa, o qual buscou disseminar a teoria por meio de estudiosos, cientistas e professores engajados em propagar um processo de aprendizagem capaz de proporcionar autonomia aos indivíduos em vários aspectos de seu desenvolvimento. Tendo como objetivo geral investigar como a aprendizagem significativa de Ausubel vem sendo trabalhada no ENAS (Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa). Para isso na metodologia tomou-se como tipos de pesquisa a exploratória/Descritiva fundamentada em Gil (2002), a análise dos dados pautada em Deslandes (2002) feita por meio da análise de conteúdo Minayo (2006) tomando como fonte principal de dados as produções teóricas científicas do ENAS (2018). Sendo assim, com os resultados averiguou-se que as áreas de matemática, química, física e biologia são as que possuem uma maior concentração de trabalhos publicados e produzidos, e que há escassez de trabalhos destinados ao Ensino Infantil, no entanto encontramos um grande número de artigos referentes a instrumentos e metodologias como a ASC, os mapas conceituais e os organizadores prévios. Desse modo, constatou-se que a Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel vem dia após dia ganhando não só novos adeptos como também novos conceitos propostos por autores contemporâneos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51048
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Giselle Lidia Santana dos Santos.pdf270,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons