Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51062

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorSANTOS, Letícia Samara da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-14T18:14:28Z-
dc.date.available2023-06-14T18:14:28Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-06-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Leticia Samara da Silva. A trajetória das mulheres na área da educação e das ciências exatas em Pernambuco. 2023. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51062-
dc.description.abstractO campo das ciências exatas sempre foi visto como um campo masculino, as exatas na licenciatura não são diferentes. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo buscar identificar quais as causas para o preconceito que as mulheres pernambucanas enfrentam em estar em um curso de exatas e evidenciar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na docência e na área das ciências exatas durante o percurso acadêmico e profissional. Na contemporaneidade, percebe-se que ainda existem muitos estereótipos de gênero que cercam o sexo feminino em muitas escolhas da sua vida. Dessa forma, os objetivos específicos deste trabalho buscam identificar quais os desafios sociais encontrados pelas mulheres em seu cotidiano; investigar se/ou quais preconceitos as mulheres que trabalham na educação matemática em Pernambuco sofreram, tanto durante sua formação, quanto em sua vida profissional e identificar as dificuldades que as pernambucanas matemáticas enfrentam em sua trajetória acadêmica e profissional, o que muitas vezes as influenciam e as desmotivam. Logo, evidencia-se que esta pesquisa tem caráter qualitativa e seu corpus foi constituído por transcrições de entrevistas do tipo estruturada, com dez professoras pernambucanas de exatas de cidades diferentes. A análise de dados desenvolvida foi de caráter exploratório e descritivo, visto que mostrou que atualmente a licenciatura na área de ciências exatas também é um lugar pra mulheres, mas que ainda há preconceitos e estereótipos que influenciam a desistência de mulheres em tal área, pois há diversos fatores que dificultam sua permanência, como a subestimação de sua capacidade, estereótipo do devido lugar feminino entre muitos outros fatores que deixam a entrada das mulheres na referida área um lugar marcado por estereótipos e preconceitos de gênero.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCiências exataspt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.titleA trajetória das mulheres na área da educação e das ciências exatas em Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4043452852672387pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.description.abstractxThe field of exact sciences has always been seen as a male-dominated field, and this also applies to the field of exact sciences in education. Therefore, the main objective of this study is to identify the causes of the prejudice that women from Pernambuco face when studying exact sciences and highlight the difficulties encountered by women in teaching and in the field of exact sciences throughout their academic and professional journey. In contemporary times, it is evident that there are still many gender stereotypes surrounding women in various choices they make in their lives. Thus, the specific objectives of this study aim to identify the social challenges faced by women in their daily lives, investigate whether women working in mathematics education in Pernambuco have experienced any prejudices during their training and professional lives, and identify the difficulties that female mathematicians from Pernambuco face in their academic and professional trajectories, which often influence and demotivate them. Therefore, it is evident that this research has a qualitative nature, and its corpus consists of transcriptions of structured interviews conducted with ten female professors of exact sciences from different cities in Pernambuco. The data analysis conducted was exploratory and descriptive, as it showed that currently, education in the field of exact sciences is also a place for women, but there are still prejudices and stereotypes that contribute to women's dropout rates in this field. There are various factors that hinder their persistence, such as underestimation of their abilities, stereotypes regarding the proper place for women, among many other factors that make women's entry into this field marked by gender stereotypes and prejudices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DE LETICIA SAMARA DA SILVA SANTOS.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons