Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51076
Compartilhe esta página
Título: | Percepções de professores acerca do ensino de matemática na perspectiva inclusiva. |
Autor(es): | PASCOAL, Rita de Cassia Silva |
Palavras-chave: | Inclusão Educacional; Formações Docentes; Recursos Inclusivos; Estudantes com Deficiência |
Data do documento: | 11-Mai-2023 |
Citação: | PASCOAL, Rita de Cassia Silva. Percepções de professores acerca do ensino de matemática na perspectiva inclusiva. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O cenário educacional brasileiro, apesar dos avanços legais em prol da garantia de condições de acesso e permanência de todos os estudantes em classes regulares de ensino, ainda revela-se, em parte, excludente. Com base nisso, e no fato de que a exclusão permeia, inclusive, as aulas de Matemática, o presente trabalho possuiu como tema o Ensino de Matemática na perspectiva inclusiva, e buscou compreender, mais especificamente, percepções de professores, dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Bezerros-PE, acerca deste ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, apresentou abordagem qualitativa, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, e utilizou como técnica de coleta de dados o questionário, sendo este elaborado no Google Forms e encaminhado aos participantes através do WhatsApp. Entre os principais resultados obtidos, destaca-se a percepção de alguns professores de que tal ensino estaria voltado, especificamente, para os estudantes com deficiência e a de que esse grupo atrapalha o desenvolvimento das atividades quando presente em classes regulares de ensino (o que diverge do que defende a proposta inclusiva). Além disso, constatou-se uma transferência de responsabilidade no que diz respeito aos desafios enfrentados no desenvolvimento de práticas inclusivas em aulas de Matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51076 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rita de Cassia Silva Pascoal.pdf | 371,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons