Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51076

Compartilhe esta página

Título: Percepções de professores acerca do ensino de matemática na perspectiva inclusiva.
Autor(es): PASCOAL, Rita de Cassia Silva
Palavras-chave: Inclusão Educacional; Formações Docentes; Recursos Inclusivos; Estudantes com Deficiência
Data do documento: 11-Mai-2023
Citação: PASCOAL, Rita de Cassia Silva. Percepções de professores acerca do ensino de matemática na perspectiva inclusiva. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O cenário educacional brasileiro, apesar dos avanços legais em prol da garantia de condições de acesso e permanência de todos os estudantes em classes regulares de ensino, ainda revela-se, em parte, excludente. Com base nisso, e no fato de que a exclusão permeia, inclusive, as aulas de Matemática, o presente trabalho possuiu como tema o Ensino de Matemática na perspectiva inclusiva, e buscou compreender, mais especificamente, percepções de professores, dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Bezerros-PE, acerca deste ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, apresentou abordagem qualitativa, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, e utilizou como técnica de coleta de dados o questionário, sendo este elaborado no Google Forms e encaminhado aos participantes através do WhatsApp. Entre os principais resultados obtidos, destaca-se a percepção de alguns professores de que tal ensino estaria voltado, especificamente, para os estudantes com deficiência e a de que esse grupo atrapalha o desenvolvimento das atividades quando presente em classes regulares de ensino (o que diverge do que defende a proposta inclusiva). Além disso, constatou-se uma transferência de responsabilidade no que diz respeito aos desafios enfrentados no desenvolvimento de práticas inclusivas em aulas de Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51076
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rita de Cassia Silva Pascoal.pdf371,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons