Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51091
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Silvia Souza da Cunha | - |
dc.contributor.author | SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T20:11:29Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T20:11:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Silvia Souza da Cunha; SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho. Percepções de estudantes- estagiárias (os) sobre a ação docente inclusiva na educação de jovens e adultos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51091 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho investigamos as experiências de estudantes-estagiárias(os) no tocante a Educação Inclusiva na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo se justifica pela importância da inclusão educacional de jovens e adultos com necessidades especiais na EJA, bem como a necessidade de investigar como os estudantes-estagiários percebem a ação docente inclusiva nesse contexto. Para isso, buscou compreender as implicações da ação supervisionada de estudantes estagiários na formação inicial docente junto a educandos/educandas com necessidades educacionais específicas na Educação de Jovens e Adultos. Utilizou-se como base teoria a Lei Brasileira da Inclusão no 13.146/2015 (BRASIL, 2015) e os estudos de Paulo Freire (1996) e Miguel Arroyo (2005) Maria Tereza Eglér Mantoan (2003), Miguel Zabalza (2015), bem como, Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima (2012). A presente pesquisa utilizou metodologia qualitativa e exploratória, com coleta de dados por meio de formulário digital enviado a estudantes-estagiárias(os) do Curso de Licenciatura em Pedagogia que já haviam vivenciado experiências de estágio em Educação de Jovens e Adultos, visando entender a ação docente em relação aos educandos/educandas com necessidades educacionais específicas. Os resultados indicaram desafios relacionados à heterogeneidade na sala de aula e falta de recursos, bem como a necessidade de tornar o ambiente educacional mais inclusivo, enquanto possibilidades incluem melhorias na acessibilidade e na oferta de disciplinas específicas na formação acadêmica. As considerações finais da pesquisa destacam a importância da reflexão sobre a educação inclusiva na Educação de Jovens e Adultos, identificando desafios e possibilidades da ação docente junto a educandos com necessidades educacionais específicas, e apontando a necessidade de uma formação inicial de professores que contemple essas questões. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | Percepções de estudantes -estagiárias(os) sobre a ação docente inclusiva na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5029796311786480 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5029796311786480 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3518-6362 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Silvia Souza da Cunha Cavalcanti - Versão Banca.docx (1).pdf | 246,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons