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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51091

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Silvia Souza da Cunha-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho-
dc.date.accessioned2023-06-15T20:11:29Z-
dc.date.available2023-06-15T20:11:29Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2023-05-31-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Silvia Souza da Cunha; SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho. Percepções de estudantes- estagiárias (os) sobre a ação docente inclusiva na educação de jovens e adultos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51091-
dc.description.abstractNeste trabalho investigamos as experiências de estudantes-estagiárias(os) no tocante a Educação Inclusiva na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo se justifica pela importância da inclusão educacional de jovens e adultos com necessidades especiais na EJA, bem como a necessidade de investigar como os estudantes-estagiários percebem a ação docente inclusiva nesse contexto. Para isso, buscou compreender as implicações da ação supervisionada de estudantes estagiários na formação inicial docente junto a educandos/educandas com necessidades educacionais específicas na Educação de Jovens e Adultos. Utilizou-se como base teoria a Lei Brasileira da Inclusão no 13.146/2015 (BRASIL, 2015) e os estudos de Paulo Freire (1996) e Miguel Arroyo (2005) Maria Tereza Eglér Mantoan (2003), Miguel Zabalza (2015), bem como, Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima (2012). A presente pesquisa utilizou metodologia qualitativa e exploratória, com coleta de dados por meio de formulário digital enviado a estudantes-estagiárias(os) do Curso de Licenciatura em Pedagogia que já haviam vivenciado experiências de estágio em Educação de Jovens e Adultos, visando entender a ação docente em relação aos educandos/educandas com necessidades educacionais específicas. Os resultados indicaram desafios relacionados à heterogeneidade na sala de aula e falta de recursos, bem como a necessidade de tornar o ambiente educacional mais inclusivo, enquanto possibilidades incluem melhorias na acessibilidade e na oferta de disciplinas específicas na formação acadêmica. As considerações finais da pesquisa destacam a importância da reflexão sobre a educação inclusiva na Educação de Jovens e Adultos, identificando desafios e possibilidades da ação docente junto a educandos com necessidades educacionais específicas, e apontando a necessidade de uma formação inicial de professores que contemple essas questões.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.titlePercepções de estudantes -estagiárias(os) sobre a ação docente inclusiva na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5029796311786480pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5029796311786480pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3518-6362pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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