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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51098

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARTELLI, Petrônio José de Lima-
dc.contributor.authorALMEIDA, Danilo Rodrigues de Souza-
dc.date.accessioned2023-06-16T13:11:19Z-
dc.date.available2023-06-16T13:11:19Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationALMEIDA, Danilo Rodrigues de Souza. Avaliação normativa dos centros de especialidades odontológicas do Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51098-
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi avaliar os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e investigar a relação com aspectos do serviço e do contexto. Estudo foi do tipo avaliativo, normativo, quantitativo, descritivo e analítico a partir de dados da Avaliação Externa do 2o ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos CEO. Foram avaliados 1026 CEO por Modelo Lógico com Dimensões (Estrutural; Organizacional; Produção), Subdimensões (Recursos humanos; Recursos estruturais; Atividades desenvolvida; Acessibilidade; Referência e contrarreferência; Produtividade) e Indicadores que são classificados em ruim/regular/bom. Calculou-se as frequências absolutas e relativas oriundas das classificações a partir do Modelo (classificação dos indicadores; das subdimensões; das dimensões; e geral dos CEO) e foi realizada uma análise multivariada por Modelos Lineares Generalizados e Regressão de Poisson com variância robusta para avaliar o conjunto de variáveis relacionadas ao serviço (Tipo do CEO; Gerente de CEO; Tempo do Gerente no Cargo; Qualificação do Gerente; planejamento realizado) e ao contexto (Região Geográfica; Porte populacional; IDH; Cobertura Saúde Bucal em Saúde da Família) preditores explicativos para a Classificação das Subdimensões. Adotou-se o p<0,05. A maioria dos CEO foi regular (41,10%). A Dimensão mais bem avaliada foi Estrutura (86,50% bom). A Subdimensão mais bem avaliada foi Recursos estruturais (86,90%). Verificou- se associações estatisticamente significantes entre todas das Subdimensões e as variáveis consideradas. Conclui-se que, em intensidades diferentes, aspectos do serviço e do contexto exercem influência no resultado obtido pelos CEO.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação em saúdept_BR
dc.subjectAtenção secundária à saúdept_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.titleAvaliação normativa dos centros de especialidades odontológicas do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFIGUEIREDO, Nilcema-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3261914392997278pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6257987995944855pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude Coletivapt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study was to normatively evaluate the Dental Specialties Centers (DSC) and investigate the relationship with the aspects of their service and context. This is a normative, quantitative, descriptive, and analytical study based on data from the External Evaluation of the 2nd cycle of the Program for Improving Access and Quality of the DSC. 1026 DSC were evaluated by a Logic Model with Dimensions (Structural; Organizational; Production), Subdimensions (Human Resources; Structural Resources; Developed Activities; Accessibility; Referral and Counter- Referral; Productivity) and Indicators that are classified as bad/regular/good. The absolute and relative frequencies arising from the classifications as of the Model (Classification of Indicators; of Subdimensions; of Dimensions; and general DSC classification) were calculated and a multivariate analysis was performed using Generalized Linear Models and Poisson Regression with robust variance to evaluate the set of service (Type of DSC; DSC Manager; Time of the Manager in the Position; Qualification of the Manager; planning carried out) and context (Geographic Region; Population Size; HDI; Oral Health Coverage in Family Health) variables that are explanatory predictors for the Rating of the Subdimensions. The p<0.05 was adopted. The majority of the DSC were regular (41.10%). The best evaluated dimension was Structural (86.50% good). The best rated subdimension was Structural Resources (86.90%). All subdimensions were significantly associated with the variables considered. It is concluded that, in different intensities, aspects of the service and the context influence the result obtained by CEO.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6330860061557574pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

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