Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51104

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELLO, Sérgio Carvalho Benício de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Ana Clara Lira do-
dc.date.accessioned2023-06-16T13:58:56Z-
dc.date.available2023-06-16T13:58:56Z-
dc.date.issued2023-05-26-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ana Clara Lira do. Cultivando cidadania: hortas urbanas como possibilidade para uma cidadania da infância. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51104-
dc.description.abstractCom a urbanização crescente, as cidades se tornaram cada vez mais edificadas, diminuindo os espaços de convívio e de interação com a natureza. As crianças, em especial, foram uma das principais afetadas por essa transformação, dado que limitou a sua participação no espaço urbano e, por decorrência, restringiu a sua cidadania. Logo, para que se torne possível a consolidação do exercício ativo da cidadania da criança, torna-se importante ampliar as suas possibilidades de participação na cidade e em comunidade. A realização de projetos sociais com ações direcionadas à infância e que visem prover direitos básicos e integrar as crianças na sociedade se apresenta como algo que pode contribuir para potenciar a cidadania da infância. Projetos relacionados à criação de hortas urbanas, particularmente, podem apresentar importantes contribuições nesse sentido, sobretudo pelo potencial que têm de gerar impactos positivos em diferentes âmbitos da vida da criança. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de compreender como experiências em projetos sociais com hortas urbanas podem potenciar a cidadania da infância. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único e instrumental, em que a horta urbana denominada Telhado Eco Produtivo, da organização não governamental Comunidade dos Pequenos Profetas, na cidade do Recife, foi utilizada como caso ilustrativo, e os pressupostos teóricos de Sarmento (2018) serviram como base analítica. Os resultados apontam que projetos com hortas urbanas contribuem para a potenciação da cidadania da infância, ao proporcionar às crianças novas experiências e conhecimento sobre alimentação saudável e respeito ao meio ambiente; ao democratizar o acesso às refeições, ao possibilitar o contato e a construção de relações com outras gerações; ao ampliar os seus espaços de convívio; e ao permitir o seu envolvimento direto nas atividades da horta.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectHorticulturapt_BR
dc.subjectProjetos sociaispt_BR
dc.titleCultivando cidadania : hortas urbanas como possibilidade para uma cidadania da infânciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4130209033976124pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0701427642783016pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxWith increasing urbanization, cities have become more and more built up, reducing the spaces for coexistence and interaction with nature. Children, in particular, have been one of the main affected by this transformation, since it has limited their participation in the urban space and, consequently, restricted their citizenship. Therefore, in order to make possible the consolidation of the active exercise of citizenship by children, it is important to expand their possibilities of participation in the city and in the community. The realization of social projects with actions directed to childhood and that aim to provide basic rights and integrate children into society presents itself as something that can contribute to empowering the citizenship of childhood. Projects related to the creation of urban gardens, in particular, can make important contributions in this direction, especially because of their potential to generate positive impacts in different areas of children's lives. Thus, this research aims to understand how experiences in social projects with urban gardens can enhance childhood citizenship. To this end, a unique and instrumental case study was conducted, in which the urban garden called Telhado Eco Produtivo (Productive Eco Roof), of the non-governmental organization Comunidade dos Pequenos Profetas (Community of Little Prophets), in the city of Recife, was used as an illustrative case, and the theoretical assumptions of Sarmento (2018) served as the analytical basis. The results point out that projects with urban gardens contribute to the potentiation of childhood citizenship by providing children with new experiences and knowledge about healthy eating and respect for the environment; by democratizing access to meals, by enabling contact and building relationships with other generations; by expanding their living spaces; and by allowing their direct involvement in the garden's activities.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Clara Lira do Nascimento.pdf8,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons