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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51156
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BARBOSA, Maria Lúcia | - |
dc.contributor.author | SILVA, Kledja Germania Araujo da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T13:31:03Z | - |
dc.date.available | 2023-06-19T13:31:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kledja Germania Araújo da. As rasuras escritas e a produção dos sentidos em textos dissertativos produzidos por alunos do 3o ano do ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51156 | - |
dc.description | BARBOSA, Maria Lúcia, também é conhecida em citações bibliográficas por: BARBOSA, Maria Lucia Ferreira de Figueiredo. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata da análise e compreensão das rasuras e de sua relação com a construção e modificação dos sentidos do texto, além da reflexão a respeito dos tipos de operações linguísticas realizadas pelos escreventes em cada trecho rasurado e as consequentes alterações de sentido decorrentes delas. Tomamos como base para essas reflexões as produções textuais de estudantes do 3o ano do ensino médio de uma escola pública de Recife no ano de 2021. Nosso objetivo é compreender o processo de produção de sentido na criação textual por meio do estudo das rasuras escritas, entendendo-as como marcações gráficas deixadas pelo escrevente em decorrência de diversos fatores: o erro na escrita, uma reformulação do pensamento ou uma melhoria na ideia a ser transmitida; e que geralmente marcam um ponto de conflito entre aquilo que o escrevente pensa e aquilo que ele quer transmitir. Além disso, pretendemos expor, por meio das análises, a relevância do estudo das rasuras em sala de aula como forma de melhorar a compreensão da produção de sentido em manuscritos escolares. A coleta dos manuscritos foi realizada em três turmas de 3o ano do ensino médio com estudantes de faixa etária entre 16 e 18 anos, durante uma aula de redação. Para a análise dos dados, fizemos um mapeamento das rasuras encontradas e buscamos entender as possíveis motivações para elas almejando entender de que forma essas modificações foram capazes de interferir na construção ou modificação de sentidos no texto. Tomamos como base as etapas de análise de conteúdo descritas por Bardin (1979). As reflexões do presente trabalho foram feitas à luz dos estudos de Grésillon (2007), Biasi (2010) e Calil (2008) no que se refere à Crítica Genética e ao tratamento das rasuras, e Koch (2006, 2013) com elementos acerca da produção de sentidos, além da contribuição de outros autores como: Fabre (1986), Trevisol e Almeida (2019), Willemart (1999) e Antunes (2003), que nos ajudaram a refletir sobre esses mesmos aspectos e também sobre o texto dissertativo e a produção textual na escola. Através dos resultados do trabalho pudemos perceber por meio das rasuras a inquietação pela qual passam os estudantes no momento de suas produções textuais. Os tipos de rasuras e operações linguísticas encontrados nas análises também nos sugerem uma tentativa dos alunos de esconder os desvios e entregar um texto perfeito ao examinador. Com essas reflexões, notamos que é urgente transformar a forma como trabalhamos a produção textual com nossos alunos, a fim de mostrar- lhes que o processo de produção é tão importante quanto o resultado final, e que a construção dos sentidos do texto parte desse processo, que precisa ser valorizado e compreendido. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rasura | pt_BR |
dc.subject | Sentido | pt_BR |
dc.subject | Manuscritos | pt_BR |
dc.title | As rasuras escritas e a produção dos sentidos em textos dissertativos produzidos por alunos do 3o ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1496319452084774 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1329245289238365 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work deals with the analysis and comprehension of the erasures and its relationship with the construction and modification of the meanings in the text, as well as a reflection about the kinds of linguistic operations performed by the writers in every erasured excerpt and the consequent changes of meaning resulting from them. We took as a basis for these reflections the textual productions of high school students from a public school at Recife in 2021. Our aim is to understand the process of production of meaning in the textual creation through the study of written erasures, understanding them as graphic marks left by the writer due to several factors: the mistake on the writing, a reformulation of the thought, or a improvement in the idea to be transmitted; and they usually mark a point of conflict between what the writer thinks and what he wants to transmit. Furthermore, we intend to expose, through the analysis, the importance of the erasures study in the classroom as a way to improve the comprehension of the meaning production in school manuscripts. The manuscripts were collected in three 3rd year high school classes with students aged between 16 and 18 years old, during a writing class. For data analysis, we mapped the erasures found and sought to understand the possible motivations for them, aiming to understand how these modifications were able to interfere with the construction or change of meanings in the text. We took as a basis the stages of content analysis described by Bardin (1979).The reflections of the present work were made in the light of the studies of Grésillon (2007), Biasi (2010) and Calil (2008) with regard to the Genetic Criticism and to the treatments of the erasures, and Koch (2006, 2013) with elements about the meaning production, as well as the contribution of other authors such as: Fabre (1986), Trevisol and Almeida (2019), Willemart (1999) and Antunes (2003), who helped us to think about these same aspects and also about the essay text and the textual production at school. At the end of the research, we could see through the erasures the restlessness that students experience at the time of their textual productions. The types of erasures and linguistic operations found in the analyzes also suggest an attempt by the students to hide the deviations and deliver a perfect text to the examiner. With these reflections, we noticed that it is urgent to transform the way we work with our students on text production, in order to show them that the production process is as important as the final result, and that the construction of the meanings of the text is part of this process, that needs to be valued and understood. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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