Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51187

Compartilhe esta página

Título: Dupla jornada do trabalho: análise dos fatores estressores em mulheres nas unidades produtivas de confecções em caruaru-PE.
Autor(es): SILVA, Dayanne Mirelli de Lima
Palavras-chave: Roupas - Confecção; Mulheres - Emprego; Estresse ocupacional; Trabalho doméstico; Trabalho - Aspectos psicológicos
Data do documento: 12-Jul-2017
Citação: SILVA, Dayanne Mirelli de Lima. Dupla jornada do trabalho: análise dos fatores estressores em mulheres nas unidades produtivas de confecções em caruaru-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: A confecção é uma atividade que surgiu desde os primórdios da história do país e vem se modificando. Apesar de todas as alterações ao longo do tempo, um fator ainda se mantém de forma desigual, quando se trata do trabalho realizado pelas mulheres, que é o fato de ainda terem que dividir o seu tempo entre suas atividades profissionais e os afazeres domésticos. Na confecção, em particular, esta condição tem favorecido o aparecimento do estresse. Esta pesquisa se propõe a analisar a percepção das costureiras sobre os fatores estressores em seu cotidiano de trabalho, considerando que enfrentam a dupla jornada. Os objetivos específicos buscaram a) Caracterizar a dupla jornada de trabalho de costureiras do Polo de Confecções do Agreste; b) identificar os principais fatores estressores relacionados ao trabalho das costureiras, chamando a atenção para a dupla jornada; c) verificar as alternativas de enfrentamento acionadas frente à pressão dos fatores estressores. O aporte teórico se apoiou em três eixos principais: na literatura que remonta a origem do Polo de Confecções; nos estudos sobre o trabalho feminino, com destaque para o trabalho das mulheres na confecção, e também nos estudos sobre o estresse. Para esta pesquisa foi realizada uma investigação de caráter qualitativo, tendo como sujeitos seis mulheres costureiras de unidades produtivas formais e informais de jeans na cidade de Caruaru - PE. As técnicas de produção do material empírico foram a entrevista semiestruturada, aplicada em duas fases, e também a observação direta. Para a análise das entrevistas foi utilizada a estratégia de análise do discurso (FLICK, 2009). As conclusões obtidas constataram a existência de uma rotina intensa de trabalho devido à necessidade de trabalhar fora de casa, com grande carga horária, onde sofrem pressão para produzirem de forma eficiente e ainda assim ter que realizar os afazeres domésticos quando estão em casa. Devido a todo esse ritmo, é possível notar a desmotivação, o cansaço e o desgaste físico e mental das mesmas, se limitando a encontrar formas de escape no emocional, diante das pressões sofridas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51187
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Dayanne Mirelli De Lima.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons