Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51192

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Ana Cristina de Souza-
dc.contributor.authorSILVA, Maria José da-
dc.date.accessioned2023-06-20T13:57:57Z-
dc.date.available2023-06-20T13:57:57Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Maria José da. Educação em saúde no enfrentamento à pandemia de covid-19 no Brasil: uma análise das concepções em disputa. 2023. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51192-
dc.description.abstractO presente estudo aborda a educação em saúde na pandemia de covid-19 no Brasil. A problematização do objeto permitiu constatar a invisibilização da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à pandemia, bem como a hegemonia da concepção da educação sanitária, especialmente, por meio das prescrições de normas e comportamentos à população. Cumpre-se destacar que, ao discutir educação em saúde, parte-se do pressuposto que ela possui distintas concepções que se associam a diferentes visões de mundo, sociedade e saúde que, consequentemente, estão em disputa. O objetivo foi analisar as concepções de educação em saúde presentes no enfrentamento à pandemia de covid-19 no Brasil. Para atingir o objetivo, problematizou-se a estratégia de enfrentamento à covid-19 no âmbito do Sistema Único de Saúde, buscou-se compreender como ocorreu o debate acerca da educação em saúde na pandemia e como a educação em saúde está presente em publicações produzidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento à pandemia. A perspectiva de apreensão e análise foi o materialismo histórico e dialético. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados entre os anos de 2020 e 2022 nas bases do Scientific Electronic Library Online (sciELO) e da Biblioteca Virtual de Saúde e foi realizada, também, uma pesquisa documental em publicações produzidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento à pandemia e publicados no website do órgão entre os anos de 2020 e 2022. As análises das fontes bibliográficas constataram que foram construídas discussões e experiências de enfrentamento à pandemia em que a concepção hegemônica foi a da educação popular em saúde e de processos educativos embasados na educação libertadora de Paulo Freire. Em relação às publicações do Ministério da Saúde, a educação sanitária foi hegemônica. Além disso, houve a propagação de um processo de educação em saúde negacionista, que ocorreu por meio da difusão de orientações que não estavam embasadas cientificamente, expressando, assim, que a educação em saúde está relacionada à difusão de ideologias que representam visões de mundo e que podem transgredir ou reiterar as ideias e os interesses dominantes em determinado tempo histórico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação sanitáriapt_BR
dc.subjectCovid-19, Pandemia de 2020pt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.titleEducação em saúde no enfrentamento à pandemia de covid-19 no Brasil : uma análise das concepções em disputapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALBUQUERQUE, Maria Ilk Nunes de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0504437698654467pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3664894923683999pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThe current study addresses health education during the COVID-19 pandemic in Brazil. The problematization of the object allowed us to verify the invisibilisation of Primary Health Care in facing the pandemic, as well as the hegemony of the conception of Sanitary Education, especially through the prescription of rules and behaviours to the population. It should be noted that when discussing health education, it is assumed that it has different conceptions that are associated with different sociopolitical and health perspectives, which are consequently in dispute. The objective was to analyse the conceptions of health education present in the approach to the pandemic of COVID-19 in Brazil. To achieve this goal, the strategy to address COVID-19 was problematized within the Sistema Único de Saúde (Brazilian Public Health System), seeking to understand how the debate on health education occurred in the pandemic and how health education notion is presented in publications produced by the Brazilian Ministry of Health to address the pandemic. The perspective of apprehension and analysis was historical and dialectical materialism. The methodological procedures adopted for data collection were bibliographic research in articles published between the years 2020 and 2022 in the databases of the Scientific Electronic Library Online (sciELO) and the Virtual Health Library, and documental research was carried out in publications produced by the Brazilian Ministry of Health to address the pandemic and published on the agency's website between the years 2020 and 2022. The analysis of the bibliographic sources found that discussions and experiences to face the pandemic were built upon the conception of Popular Health Education and educational processes based on Paulo Freire’s Liberating Education. Regarding the publications of the Ministry of Health, Sanitary Education was hegemonic. Moreover, there was the spread of a process of negationist health education, which occurred through the dissemination of orientations that were not scientifically based, thus expressing that health education is related to the dissemination of ideologies that represent sociopolitical perspectives, which may transgress or reiterate the ideas and dominant interests in a given historical time.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7336926809754535pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria José da Silva.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons