Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51202
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORREIA, Walter Franklin Marques | - |
dc.contributor.author | VITORINO, Danilo Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T15:21:44Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20T15:21:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
dc.identifier.citation | VITORINO, Danilo Fernandes. Design ergonômico de aplicativos móveis: uma proposta metodológica para avaliação da interface gestual de dispositivos smartphones com foco nas implicações para conforto físico e saúde dos usuários. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51202 | - |
dc.description.abstract | Os smartphones se popularizaram rapidamente, alcançando parte significativa da po- pulação mundial. O gesto, captado através da tecnologia touchscreen (tela sensível ao toque), caracteriza-se como a principal forma de interação com esse dispositivo, facilitando a vida das pessoas em diferentes tarefas diárias, e, contudo, também afe- tando de forma negativa a saúde dos seus adeptos em diferentes aspectos, sejam físicos ou psicológicos. A partir de tal constatação, esta pesquisa buscou aplicar pro- cedimentos práticos e viáveis para identificar inconformidades ergonômicas que com- prometam o conforto físico e as estruturas musculoesqueléticas envolvidas nessa in- teração. Assim, esta pesquisa tem como finalidade desenvolver um método de avali- ação da ergonomia física da interface gestual dos smartphones, através do planeja- mento dos procedimentos e seleção de técnicas e ferramentas que auxiliem na iden- tificação de problemas que essas interfaces gestuais podem ocasionar no corpo dos seus adeptos, para, em seguida, propor soluções adequadas que reduzam o descon- forto e as sobrecargas biomecânicas. Desse modo, foram desenvolvidos três estudos: (1) pesquisa com brasileiros usuários de smartphones para identificar características demográficas, hábitos de uso e a relação com a percepção do desconforto; (2) pri- meira experimentação, com 10 voluntários, para avaliar a interface original do Feed do Instagram com três maneiras distintas de interação (interfaces A, B e C); (3) se- gunda experimentação, com 12 voluntários, para comparar a forma predominante de uso da interface original (interface A) e o redesign da interface (interface X), com a aplicação das recomendações ergonômicas para reduzir movimentos extremos (al- cançabilidade) e a quantidade de movimentos repetitivos (repetitividade). Os dois últi- mos estudos foram de caráter experimental, feitos com usuários reais, para validar o método proposto, sendo coletados dados fisiológicos objetivos (ângulos articulares, temperatura da pele e antropometria da mão) e perceptivos subjetivos (desconforto, esforço e estresse). Os resultados do Estudo 1 indicam que há influência do sexo, da preexistência de problemas musculoesqueléticos, e do tempo de uso diário na per- cepção do desconforto. Além disso, os Estudos 2 e 3 confirmam a hipótese de que os posicionamentos inadequados dos elementos interativos e as ações gestuais repetiti- vas afetam diretamente a percepção do desconforto nas mãos durante o uso, e que essas variáveis podem ser manipuladas através do design ergonômico da interface digital. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação Ergonômica | pt_BR |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.subject | Interface Gestual | pt_BR |
dc.subject | Desconforto | pt_BR |
dc.subject | Musculoesquelético | pt_BR |
dc.subject | Design Ergonômico | pt_BR |
dc.title | Design ergonômico de aplicativos móveis : uma proposta metodológica para avaliação da interface gestual de dispositivos smartphones com foco nas implicações para conforto físico e saúde dos usuários | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MARÇAL, Márcio Alves | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1422825121043782 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3252289006108114 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | Smartphones have rapidly become popular, reaching a significant part of the world population. The gesture, captured through the touchscreen technology, is characterized as the main form of interaction with this device, facilitating people's lives in different daily tasks, and, however, also negatively affecting the health of its adepts in different aspects, whether physical or psychological. Based on this finding, this research sought to apply practical and feasible procedures to identify ergonomic non- conformities that compromise the physical comfort and the musculoskeletal structures involved in this interaction. Thus, this research aims to develop a method to evaluate the physical ergonomics of the gestural interface of smartphones, through the planning of procedures and selection of techniques and tools that help to identify problems that these gestural interfaces can cause in the body of their users, and then propose appropriate solutions to reduce discomfort and biomechanical overloads. Thus, three studies were developed: (1) survey with Brazilian smartphone users to identify demographic characteristics, usage habits and the relationship with the perception of discomfort; (2) first experimentation, with 10 volunteers, to evaluate the original interface of the Instagram Feed with three distinct ways of interaction (interfaces A, B and C); (3) second experimentation, with 12 volunteers, to compare the predominant way of using the original interface (interface A) and the interface redesign (interface X), with the application of ergonomic recommendations to reduce extreme movements (reachability) and the amount of repetitive movements (repetitiveness). The last two studies were experimental, carried out with real users, to validate the proposed method, collecting objective physiological data (joint angles, skin temperature and hand anthropometry) and subjective perceptive data (discomfort, effort and stress). The results of Study 1 indicate that there is an influence of gender, preexistence of musculoskeletal problems, and time of daily use on the perception of discomfort. Furthermore, Studies 2 and 3 confirm the hypothesis that improper positioning of interactive elements and repetitive gestural actions directly affect the perception of discomfort in the hands during use, and that these variables can be manipulated through the ergonomic design of the digital interface. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3081728421145648 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Danilo Fernandes Vitorino.pdf | 10,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons