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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51227
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | FRANÇA, Eduardo Melo | - |
dc.contributor.author | MOTTA, Lucas Branco de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T20:08:19Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T20:08:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-23 | - |
dc.identifier.citation | MOTTA, Lucas Branco de Araujo. O Pinhém, na entrada das águas: entre mundo épico emulado e subjetividade moderna em "A estória de Lélio e Lina", de João Guimarães Rosa. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51227 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia visa lançar mão de uma análise de “A estória de Lélio e Lina”, de João Guimarães Rosa, do conjunto de narrativas Corpo de Baile (1956), a fim de buscar compreender uma tensão dos modos de subjetivação da Antiguidade épica e a Modernidade individualizada presentes na obra. Tendo em vista como a adjetivação de “épico” é cara a parte da fortuna crítica de Rosa, buscamos compreender sua validade e as implicações estético-formais decorrentes. Entretanto, em resistência a um mundo épico emulado na imagem do sertão (que chamamos senso de épico), contrasta a presença de personagens individualizadas e problemáticas, que passam por um processo de autoconhecimento e alterações de caráter (que chamamos vontade de individuação). | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | João Guimarães Rosa | pt_BR |
dc.subject | Épico | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade moderna | pt_BR |
dc.subject | Corpo de Baile | pt_BR |
dc.title | O Pinhém, na entrada das águas: entre mundo épico emulado e subjetividade moderna em "A estória de Lélio e Lina", de João Guimarães Rosa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CENTENARO, Natasha | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6115523014641425 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1212143542139385 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The presente work aims a analisys of “A estória de Lélio e Lina”, by João Guimarães Rosa, from Corpo de Baile (1956), looking compreheend a tension in the subjectivation modes between the ancient epic and the individualized modernity that are featured in the novel. Realizing how the adjectivation of “epic” among critics of Rosa’s works, we searched compreheend it’s vality and it’s aesthetic-formal implications. However, in resistance from the epic world emulated in the figure of the sertão (wich process we called epic sense), contrasts the presence of individualized and problematic charecters that cross a self kwonledge and charecther’s self change (wich process we called a individuation’s will). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6147941192454894 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8649-3891 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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