Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51229

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBRAFMAN, Ricardo-
dc.contributor.authorARAÚJO, Douglas Brito de-
dc.date.accessioned2023-06-21T20:32:09Z-
dc.date.available2023-06-21T20:32:09Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-05-31-
dc.identifier.citationARAÚJO, Douglas Brito. Tocando bateria em naipe no baião: material didático baseado em gravações (1971-1988) de Luiz Gonzaga. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51229-
dc.description.abstractA intenção deste trabalho é construir um material didático para auxílio em aulas de música, no que se refere ao ensino de ritmos do gênero musical Baião, destinado a alunos de bateria não iniciantes interessados em aprender a tocar em naipe de percussão no Forró Tradicional. O material didático é baseado em transcrições, feitas pelo autor deste trabalho, de grooves de baião na bateria, gravados na discografia (de 1971 a 1988) do sanfoneiro, compositor, cantor e artista Luiz Gonzaga, considerado “Rei do Baião”, um dos responsáveis pela urbanização e propagação em massa do baião na indústria fonográfica. A primeira parte do desenvolvimento deste trabalho é focada na carreira de Gonzaga, mencionando pontos chave de interesse da temática do trabalho. Em seguida é conceituado o que seria o baião urbano. Uma análise dos métodos de bateria brasileiros que tratam do baião é feita para fechar o capítulo da revisão bibliográfica. No capítulo seguinte é apresentada a seleção das gravações escolhidas e as suas respectivas transcrições, bem como o material resultante da pesquisa. Ao fim deste trabalho, o material didático terá o papel de facilitar o processo de estudo do baterista em tocar com a noção de naipe no baião, contribuindo para a bibliografia de trabalhos sobre o baião na bateria, tópico ainda pouco estudado em publicações acadêmicas.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectMétodos de Ensino de Instrumentopt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectBateriapt_BR
dc.subjectRitmos Brasileirospt_BR
dc.subjectBaiãopt_BR
dc.subjectForrópt_BR
dc.titleTocando bateria em naipe no baião: material didático baseado em gravações (1971-1988) de Luiz Gonzagapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7585506070261068pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803609236487324pt_BR
dc.description.abstractxThe intention of this work is to create a didactic material to assist in music lessons, specifically in teaching rhythms of the musical genre Baião, aimed at non-beginner drum students interested in learning to play percussion ensembles in Traditional Forró. The didactic material is based on transcriptions, made by the author of this work, of Baião grooves on the drums, recorded in the discography (from 1971 to 1988) of the accordionist, composer, singer, and artist Luiz Gonzaga, considered the "King of Baião," one of the responsible for the urbanization and mass propagation of Baião in the phonographic industry. The first part of the development of this work focuses on Gonzaga's career, mentioning key points of interest in the theme of the work. Then, the concept of urban Baião is presented. An analysis of Brazilian drum methods that address Baião is made to conclude the chapter of the literature review. In the following chapter, the selection of chosen recordings and their respective transcriptions are presented, as well as the material resulting from the research. At the end of this work, the didactic material will have the role of facilitating the drummer's study process in playing with the notion of ensemble in Baião, contributing to the bibliography of works on Baião on the drums, a topic still little studied in academic publications. Keywords: Music Education; Instrument Teaching Methods; Didactic Material; Drums; Brazilian Rhythms; Baião; Forró.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC DOUGLAS BRITO DE ARAÚJO.pdf1,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons