Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51264

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira-
dc.contributor.authorCOSTA, Pedro Henrique de Carvalho-
dc.date.accessioned2023-06-26T14:06:23Z-
dc.date.available2023-06-26T14:06:23Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Pedro Henrique de Carvalho. Enegrecendo os imaginários da cidade: as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luís. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51264-
dc.description.abstractO mundo tal qual se apresenta é uma fábula (OLIVEIRA, 2001) retroalimentada por um imaginário coletivo edificado em pressupostos coloniais que atravessam o tempo, configurando espaços de poder em que o sujeito é hierarquizado. Por estas razões é que se faz necessário um esforço que devolva o estatuto de humanidade para os corpos precarizados e subalternizados. Nesta pesquisa, proponho uma guinada da alienação à tomada de consciência da/o a/o negra/o, um trajeto que se estrutura por meio da dobra da linguagem e que cria condições para que estas/es possam, pela própria voz, se definirem para além do que lhes é atribuído pelos predicativos identitários. Por isso, interseccionando os conceitos de escrevivência (EVARISTO, 2020) e fábula crítica (HATMANN, 2020), investigo o videoclipe em rede enquanto um espaço de segurança que torna a ficção um espaço imaginativo, lugar em que os seres se (re)inventam. Diante de uma autoetnografia elaborada nos confins da memória, analiso o clipe de Chato (2020) de Marco Gabriel como indício de um fio narrativo em que a construção da negritude (CÉSAIRE, 2010) emerge como forma de um ser/saber diverso e multifacetado, que tensiona os imaginários e os estigmas sociais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectVideoclipespt_BR
dc.subjectFabulaçãopt_BR
dc.titleEnegrecendo os imaginários da cidade : as performances de negritude na produção de videoclipe em São Luíspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6416746295627575pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6366551742319233pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe world as it presents itself is a fable (OLIVEIRA, 2001) retrofueled by a collective imaginary built on colonial assumptions that have persisted through time, shaping power spaces where the subject is hierarchized. For these reasons, an effort is necessary to restore the status of humanity to precarious and subalternized bodies. In this research, I propose a turn from alienation to the awareness of the black subject, a journey that is structured through the folding of language and that creates conditions for them to define themselves beyond what is attributed to them by identity predicates.Therefore, intersecting the concepts of "escrevivência" (EVARISTO, 2020) and "critical fable" (HATMANN, 2020), I investigate the networked music video as a safe space that transforms fiction into an imaginative place where beings (re)invent themselves. In the face of an autoethnography crafted from the depths of memory, I analyze Marco Gabriel's music video "Chato" as evidence of a narrative thread in which the construction of blackness (CÉSAIRE, 2010) emerges as a means of creating a diverse and multifaceted being/knowledge that challenges social imaginaries and stigmas.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Pedro Henrique de Carvalho Costa.pdf4,62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons