Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51269

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorACSELRAD, Maria-
dc.contributor.authorSOUZA, M. Rebeca Lima de-
dc.date.accessioned2023-06-26T15:45:10Z-
dc.date.available2023-06-26T15:45:10Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.date.submitted2023-06-09-
dc.identifier.citationSOUZA, M. Rebeca Lima de. O REAMAR NO MARACATU DE BAQUE SOLTO: dança, ancestralidade e memórias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51269-
dc.description7,8pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como tema o personagem Reamar, Arreiamá ou caboclo de pena, cujas referências indicam uma identidade sociocultural indígena, presente na chamada brincadeira do maracatu de baque solto na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Além de dialogar com o que compreendemos como memória coletiva dos brincadores deste folguedo e o contexto histórico e antropológico, a finalidade do artigo foi compartilhar um levantamento de dados, referências e informações sobre como são acessadas as identidades indígenas por parte dos folgazões1 desta tradição. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e etnográfica, com trabalho de campo realizado no Cambinda Brasileira, um dos mais antigos grupos de maracatu de baque solto, fundado em 1918, no Engenho Cumbe de Nazaré da Mata, Pernambuco.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReamarpt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.titleO REAMAR NO MARACATU DE BAQUE SOLTO: dança, ancestralidade e memóriaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7407065948320885pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8545891392846673pt_BR
dc.description.abstractxThis research focus to approach the topic associated with the character “reamar”, also called “arreiamá” or “caboclo de pena”, which have references that indicate an indigenous sociocultural identity, present in the play “maracatu de baque solto” at the north forest zone of Pernambuco. Alongside the dialogue with what we know as collective memory of these whoopees characters, and the historical and anthropological contexts, the purpose of this article is to share a brief summary of data, references, and information about how we can access the indigenous identities through these traditional activities. The methodology we have used consists in the bibliographical, and ethnographic research, with the field work performed in the Brazilian Cambinda, which is one of the most oldest group of “maracatu de baque solto”, founded in 1918, in the “Engenho Cumbe of Nazaré da Mata, Pernambuco”. Keywords: Reamar. Collective memory. Identity.Ancestry. Dance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Marília Rebeca Lima de Souza.pdf8,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons