Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51269
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ACSELRAD, Maria | - |
dc.contributor.author | SOUZA, M. Rebeca Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T15:45:10Z | - |
dc.date.available | 2023-06-26T15:45:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-09 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, M. Rebeca Lima de. O REAMAR NO MARACATU DE BAQUE SOLTO: dança, ancestralidade e memórias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51269 | - |
dc.description | 7,8 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve como tema o personagem Reamar, Arreiamá ou caboclo de pena, cujas referências indicam uma identidade sociocultural indígena, presente na chamada brincadeira do maracatu de baque solto na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Além de dialogar com o que compreendemos como memória coletiva dos brincadores deste folguedo e o contexto histórico e antropológico, a finalidade do artigo foi compartilhar um levantamento de dados, referências e informações sobre como são acessadas as identidades indígenas por parte dos folgazões1 desta tradição. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e etnográfica, com trabalho de campo realizado no Cambinda Brasileira, um dos mais antigos grupos de maracatu de baque solto, fundado em 1918, no Engenho Cumbe de Nazaré da Mata, Pernambuco. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Reamar | pt_BR |
dc.subject | Memória coletiva | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.title | O REAMAR NO MARACATU DE BAQUE SOLTO: dança, ancestralidade e memórias | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7407065948320885 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8545891392846673 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research focus to approach the topic associated with the character “reamar”, also called “arreiamá” or “caboclo de pena”, which have references that indicate an indigenous sociocultural identity, present in the play “maracatu de baque solto” at the north forest zone of Pernambuco. Alongside the dialogue with what we know as collective memory of these whoopees characters, and the historical and anthropological contexts, the purpose of this article is to share a brief summary of data, references, and information about how we can access the indigenous identities through these traditional activities. The methodology we have used consists in the bibliographical, and ethnographic research, with the field work performed in the Brazilian Cambinda, which is one of the most oldest group of “maracatu de baque solto”, founded in 1918, in the “Engenho Cumbe of Nazaré da Mata, Pernambuco”. Keywords: Reamar. Collective memory. Identity.Ancestry. Dance. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marília Rebeca Lima de Souza.pdf | 8,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons