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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51336
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BAIARDI, Yara Cristina Labronici | - |
dc.contributor.author | SILVA, Sara Maria Santana da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T13:34:36Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29T13:34:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sara Maria Santana da. Mobilidade e Cidade: diretrizes para requalificação da área da estação Jaboatão, PE. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Arquitetura e Urbanismo)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51336 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa o resgate da articulação do transporte público no planejamento urbano, tendo como objeto de estudo a requalificação na Área da Estação Jaboatão. A motivação para a realização deste estudo resulta da dificuldade de locomoção na cidade, frente ao descompasso entre o planejamento urbano e a ausência de uma rede integrada de transportes. Onde, a prioridade seja o uso do transporte público, principalmente o de alta capacidade, como o metrô, em detrimento do transporte individual, sobretudo na Região Metropolitana do Recife. Assim, além de se evidenciar a baixa mobilidade urbana, vê-se, também, a não apropriação do espaço público pelas pessoas, os altos índices de poluição pela dependência de automóveis movidos à queima de combustíveis fósseis, bem como no aumento dos sinistros de trânsito. A fim de buscar possíveis soluções para tal situação, elaborou-se uma revisão bibliográfica, um resgate histórico do transporte sobre trilhos (para fomentar a importância do modal), um diagnóstico/aprofundamento do estudo de caso e ainda, a análise de referências projetuais para nortear as proposições. Diante disso, pensou-se em diretrizes norteadoras que articulam a mobilidade e uso do solo para requalificar a área da estação Jaboatão, promovendo o urbanismo sustentável, estimulando a apropriação do espaço público, e o uso do transporte de massas. | pt_BR |
dc.format.extent | 109 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Planejamento Urbano | pt_BR |
dc.subject | Urbanismo Sustentável | pt_BR |
dc.subject | Requalificação | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes | pt_BR |
dc.title | Mobilidade e cidade: diretrizes para requalificação da área da estação Jaboatão, PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3208963275958029 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to rescue the articulation of public transport in urban planning, having as object of study the requalification of the Jaboatão Station Area. The motivation for carrying out this study results from the difficulty of getting around in the city, given the mismatch between urban planning and the absence of an integrated transport network. Where, the priority is the use of public transport, mainly the high-capacity one, such as the subway, to the detriment of individual transport, especially in the Metropolitan Region of Recife. Thus, in addition to highlighting the low urban mobility, one also sees the non-appropriation of public space by people, the high levels of pollution due to dependence on cars powered by burning fossil fuels, as well as the increase in traffic accidents. In order to seek possible solutions for this situation, a bibliographical review was elaborated, a historical rescue of the transport on rails (to promote the importance of the modal), a diagnosis/deepening of the case study and also, the analysis of project references for guide propositions. In view of this, guiding guidelines were thought of that articulate mobility and land use to requalify the Jaboatão station area, promoting sustainable urbanism, stimulating the appropriation of public space, and the use of mass transport. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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