Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51362

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octavio d'Azevedo-
dc.contributor.authorFARIA JUNIOR, Vitor Celso Melo de-
dc.date.accessioned2023-07-03T14:07:33Z-
dc.date.available2023-07-03T14:07:33Z-
dc.date.issued2023-05-26-
dc.identifier.citationFARIA JUNIOR, Vitor Celso Melo de. Split Field Diopter: possibilidades de geração de tensividade na filmografia do cineasta Brian De Palma durante a década de 1980 no gênero Thriller de Suspense. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51362-
dc.description.abstractPouco explorada na seara fílmica e acadêmica atualmente, a técnica Split Field Diopter (Dioptria de Campo Dividido) aponta múltiplas possibilidades de criação de narrativas simultâneas a partir da fusão de polos opostos do ecrã em uma percepção ilusória de uma profundidade de campo elevada. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e sistematizar a aplicação do Split Field Diopter como instrumento gerador de tensividade a partir de um recorte incluído no gênero Thriller de Suspense da filmografia do cineasta Brian De Palma na década de 1980. Para isso, se faz necessário percorrer uma trajetória bibliográfica que atravessa a passagem histórica e tecnológica do aparato até a década de 1980 e as reverberações da estética hitchcockiana em De Palma no gênero Thriller de Suspense. Reconhecida a contribuição estilística e estética de Brian De Palma sobre o emprego do aparato, lança-se na dissertação um estudo a respeito do uso tensivo do Split Field Diopter no filme Dressed to Kill (1980), que alegoriza o uso intensificado da técnica no enquadramento histórico, fundamentada em uma averiguação precisa de dados atravessada por um modelo semiótico de pesquisa identificado no âmbito plástico e narrativo. Pensa-se que esta abordagem poderá servir de referência para aqueles interessados pela temática dissertada, além de ser útil na compilação de livros e artigos sobre o tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSplit Field Diopterpt_BR
dc.subjectThriller de Suspensept_BR
dc.subjectBrian De Palmapt_BR
dc.subjectAlfred Hitchcockpt_BR
dc.subjectTensividadept_BR
dc.subjectSplit screenpt_BR
dc.titleSplit Field Diopter : possibilidades de geração de tensividade na filmografia do cineasta Brian De Palma durante a década de 1980 no gênero Thriller de Suspensept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0312306892730684pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxA low-researched in film and academia nowadays, the Split Field Diopter technique points out multiple possibilities for creating simultaneous narratives from the fusion of opposite poles of the screen in an illusory perception of a high depth of field. The present work aims to research and systematize the application of the Split Field Diopter as a tensivity generator instrument from a clipping included in the genre Thriller of Suspense from the filmography of filmmaker Brian De Palma in the 1980s. For this, it is necessary to go through a bibliographical trajectory that crosses the historical and technological passage of the apparatus until the 1980s and the reverberations of the hitchcockian aesthetic in De Palma’s Suspense Thriller genre. Recognising Brian De Palma’s stylistic and aesthetic contribution to the use of the apparatus, the dissertation launches an investigation into the tensive use of the Split Field Diopter in the film Dressed to Kill (1980), which allegorises the intensified use of the technique in the framing historical, based on a precise investigation of data crossed by a semiotic research model identified in the plastic and narrative scope. This approach is expected to serve as a reference for those interested in the subject discussed and be useful in compiling books and articles on the subject.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vitor Celso Melo de Faria Junior.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons