Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51372
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GAMA, Kiev Santos da | - |
dc.contributor.author | PAGANINI, Lavínia Francesca | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T11:01:20Z | - |
dc.date.available | 2023-07-04T11:01:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
dc.identifier.citation | PAGANINI, Lavínia Francesca. The impact of event design choices of an online women-focused hackathon on participants and mentors. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51372 | - |
dc.description.abstract | Hackathons are often viewed as not being inclusive to women, who have low participation in these events. Reasons for this include low self-esteem in STEM fields, toxic environments, bad sleeping habits during the event, and a competitive atmosphere. Hackathons also can be a valuable opportunity for undergraduate students to improve their skills, but a lack of gender diversity can prevent women from taking advantage of these opportunities. Usually, hackathons include mentoring to support the participants in improving their skills during the event. Recently, initiatives have been implemented to increase the number of women partic- ipating in hackathons, such as women-only events, balancing participants by gender during the selection process, and using feminist and social themes for the hackathon. Our qualitative study investigated how event design choices (Focus on Women; Event support activities such as mentoring and pre-pitch; and Event warm-up activities) can influence the participant’s and mentor’s experience in a women-focused hackathon. Data was collected through surveys and semi-structured interviews with participants and mentors. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de software e Linguagens de programação | pt_BR |
dc.subject | Hackathons | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | The impact of event design choices of an online women-focused hackathon on participants and mentors | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7751088498225569 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6185519785664724 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Hackathons são frequentemente vistos como não inclusivos para mulheres, dado a baixa participação delas nesses eventos. Algumas das razões para isso incluem baixa auto-estima no campo de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), ambiente tóxico, pou- cas horas dormidas durante o evento, e um ambiente competitivo. Hackathons também são uma oportunidade valiosa para alunos da graduação de melhorarem suas habilidades, mas a baixa diversidade de gênero pode se tornar uma barreira para mulheres aproveitarem essas oportunidades. Usualmente, hackathons incluem mentorias para ajudar os seus participantes a melhorarem as habilidades técnicas durante o evento. Recentemente, várias iniciativas foram feitas para aumentar o número de mulheres nesses eventos, como por exemplo eventos com participação apenas de mulheres, equilibrar as vagas na hackathon por gênero durante a seleção de participantes e a hackathon possuir temas feministas e sociais. Nosso estudo qualitativo investigou como escolhas feitas no design do evento (Foco em mulheres; Atividades de suporte ao evento como mentoria e pré-pitch; Atividades de aquecimento) podem influenciar a exper- iência de participantes e mentoras num hackathon focado em mulheres. Dados foram coletados através de questionários e entrevistas semi-estruturadas com participantes e mentoras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lavínia Francesca Paganini.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons