Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51636
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Edilson Fernandes de | - |
dc.contributor.author | ZIMMERMANN, Ivoneide Maria de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T13:04:08Z | - |
dc.date.available | 2023-07-26T13:04:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.citation | ZIMMERMANN, Ivoneide Maria de Melo. História de vida e construção da identidade docente de professores universitários leigos. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51636 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo verificar como se constrói a história de vida e a identidade docente do professor leigo em uma Instituição de Ensino Superior Pública. Define- se “Professor Leigo” como o professor que não teve formação para a docência, mas que teve formação técnica específica para atuar como profissional liberal e que prestou concurso público para o magistério superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo exploratório, combinada com pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Foram entrevistados dois professores do curso de Odontologia e dois do curso de Medicina, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), utilizando-se a metodologia da História Oral. Utilizou-se entrevista semiestruturada e questionário para obtenção de dados sócio demográficos; pesquisa bibliográfica nas fontes de dados: Scielo e Catálogo de teses e dissertações da CAPES; e levantamento de documentos institucionais da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. Observou-se que muitos jovens anseiam por uma profissão de destaque que lhes proporcione uma boa remuneração, então a Odontologia e a Medicina, com seus amplos campos de atuação parecem preencher esses requisitos. Ser professor, após a conquista da profissão liberal tão almejada, torna-se viável e com possibilidade dessa outra profissão proporcionar prazer, felicidade e reconhecimento social. A docência superior não pode ser vista como uma ocupação secundária, mas, como outra qualquer, que requer conhecimentos específicos, disponibilidade de tempo e aprendizado constante. A docência é na realidade uma atividade complexa, que envolve vários aspectos, como conhecimentos pedagógicos, conhecimentos profissionais e relações interpessoais. Consiste em uma relação indissolúvel e em constante construção entre professor, aluno e conteúdo a ser trabalhado para melhor atender as demandas sociais e profissionais da sociedade. Os participantes do estudo fizeram referência a grande satisfação que é ser professor, e se sentem orgulhosos por pertencerem a UFPE, que o convívio com os jovens é muito gratificante, mas que as cobranças institucionais para conseguir progressão na carreira são muitas e a remuneração, foi referida por alguns entrevistados, como um fator que dificulta uma maior dedicação à docência. Por tratar-se de uma atividade que está exposta a muitas exigências, sendo passível se vivenciar conflitos pessoais e profissionais que podem afetar a percepção de satisfação e até mesmo a saúde desses profissionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.title | História de vida e construção da identidade docente de professores universitários leigos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5065342536406126 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3329563140947244 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to verify how one builds its life history, and teaching identity as aprofessor, with an undergraduate diploma in a Public Higher Education Institution. I define “an undergraduate” as a professional who did not have training for teaching, but who had specific technical training to act as a teacher and who took the public exam toteach and work as a professor in a Public Higher Education Institution. It is a qualitative research of exploratory descriptive character, combined with bibliographical research, documental analysis and interviews. Two professors from the Dentistry course and two professors from the Medicine course at the Federal University of Pernambuco (UFPE) were interviewed, using the methodology of Oral History. Through semi-structured interviews, using questionnaire, to obtain socio-demographic data; bibliographic research and data source: Scielo and Catalog of teases and dissertations from CAPES; and survey of institutional documents from the Dean of People Management and Quality of Life. It was observed that many young people yearn for an outstanding profession that will provide them with good remuneration, Dentistry and Medicine, with their broad fields of activity, seem to fulfill these requirements. However, old, and guarded desires, such as being a teacher, after conquering the so desired profession and financial stability, teaching becomes a viable, and the possibility of acquire this other profession provides pleasure, happiness, and social recognition. However, the Academics professor profession shall not be seen as a secondary occupation, it is a profession like any other, which requires specific knowledge, time taker, which requires a constant desire to constant to learn. Teaching is a complex activity, and involves several aspects, such as pedagogical knowledge, professional knowledge, and interpersonal relationships skills. It consists of an indissoluble and constantly building relationship between teacher, student, and content, to be learned with the objective of better assisting the social and professional demands of the public. All study participants referred to the great satisfaction that is being a professor, and how they feel proud to be members of the UFPE, they mentioned how interacting with young students is rewarding, but some interviewees also mentioned how the Institutional demands to achieve career advancement are excruciating, and how the fact that the profession is under paid, hinders a greater dedication to teaching. Thus, been an activity that is exposed to many demands, it is possible to experience personal and professional conflicts that can affect the perception of satisfaction and even the health of these professionals. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta investigación tiene como objetivo verificar cómo se construye la historia de vida y la identidad docente del profesor laico en una Institución de Educación Superior Pública. Defino “Profesor Laico” como un profesor que no tenía formación para la docencia, pero que tenía formación técnica específica para actuar como profesional liberal y que se presentó a concurso público para la educación superior. Se trata de una investigación cualitativa de carácter descriptivo exploratorio, combinada con investigación bibliográfica, análisis documental y entrevistas. Fueron entrevistados dos profesores de la carrera de Odontología y dos profesores de la carrera de Medicina de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE), utilizando la metodología de Historia Oral. A través de entrevistas semiestructuradas y uso de un cuestionario para obtener datos sociodemográficos; búsqueda bibliográfica en fuentes de datos: Scielo y Catálogo de tesis y disertaciones de la CAPES; y levantamiento de documentos institucionales del Decanato de Gestión de Personas y Calidad de Vida. Se observó que muchos jóvenes anhelan una profesión destacada que les proporcione una buena remuneración, por lo que la Odontología y la Medicina, con sus amplios campos de actividad, parecen cumplir con estos requisitos. Sin embargo, viejos y guardados deseos, como el de ser maestro, luego de conquistar la tan deseada profesión liberal, se vuelven viables y con la posibilidad de que esta otra profesión proporcione placer, felicidad y reconocimiento social. La educación superior no puede ser vista como una ocupación secundaria, es una profesión como cualquier otra, que requiere conocimientos específicos, disponibilidad de tiempo y disposición para el aprendizaje constante. La docencia es en realidad una actividad compleja, que involucra varios aspectos, como el conocimiento pedagógico, el conocimiento profesional y las relaciones interpersonales. Consiste en una relación indisoluble y en constante construcción entre docente, alumno y contenidos a trabajar para atender mejor las demandas sociales y profesionales de la sociedad. Todos los participantes del estudio hicieron referencia a la gran satisfacción de ser profesor, y se sienten orgullosos de pertenecer a la UFPE, que interactuar con los jóvenes es muy gratificante, pero que las exigencias institucionales para lograr la progresión en la carrera docente son muchas y la remuneración era mencionado por algunos entrevistados como un factor que dificulta una mayor dedicación a la docencia. Por ser una actividad que está expuesta a muchas exigencias, es posible experimentar conflictos personales y profesionales que pueden afectar la percepción de satisfacción e incluso la salud de estos profesionales. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Ivoneide Maria de Melo Zimmermann.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons