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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51647

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorDOURADO, Karla Simone Beserra Cavalcanti-
dc.date.accessioned2023-07-26T22:09:46Z-
dc.date.available2023-07-26T22:09:46Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationDOURADO, Karla Simone Beserra Cavalcanti. Análise linguística no âmbito do PNLD (2002-2020): mudanças e permanências em critérios, resenhas e no livro didático de língua portuguesa. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51647-
dc.descriptionDOURADO, Karla Simone Beserra Cavalcanti, também é conhecida em citações bibliográficas por: CAVALCANTI, Karla Simone Beserra.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou investigar mudanças e permanências no tratamento dado à análise linguística (AL) nos anos finais do ensino fundamental, por meio da análise tanto dos critérios de avaliação e das resenhas das coleções de livros didáticos aprovadas no PNLD (2002-2020), quanto dos exemplares de uma dessas coleções. A investigação foi realizada na perspectiva da Pesquisa Documental e da Análise de Conteúdo Temática. Foram utilizados como objetos de análise os critérios avaliativos e as resenhas das coleções de Livros Didáticos de Português (LDP) aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no período de 2002 a 2020. Também foram objeto de análise os exemplares Tecendo Texto (TT2002) e Tecendo Linguagens (TL2020), os quais foram selecionados considerando-se a quantidade de aprovações no Programa e por terem sido aprovados na primeira e última avaliação. Em relação aos critérios avaliativos, os resultados apontaram para duas ordens: uma focada na abordagem e no tratamento metodológico das coleções e outra na avaliação dos conteúdos selecionados para o ensino. Observou-se, ao longo do tempo, uma desconsideração gradativa dos critérios relacionados à abordagem e ao tratamento metodológico. As resenhas revelaram uma predominância, no período analisado, de obras transmissivas, bem como a presença progressiva de tendências reflexivas (observação e reflexão sobre a língua) e híbridas (transmissão e reflexão). Além disso, constatou-se uma possível influência das fichas de avaliação anteriores sobre os LDPs, direcionando mudanças nas edições subsequentes. No que diz respeito aos conteúdos e propostas didáticas dos LDPs analisados, identificaram-se quatro direções: I) uma mudança gradual na abordagem dos conteúdos em direção a uma perspectiva mais reflexiva; II) uma tendência mais transmissiva substituindo a inovação; III) uma manutenção da perspectiva tradicional com pouca variação na obra; IV) a manutenção de um tratamento mais reflexivo nas edições posteriores da obra. A análise dos conteúdos revelou uma “estabilidade da mudança” em relação ao tratamento da "textualidade" e do "discurso, língua e linguagem", uma vez que ambos foram tratados majoritariamente de forma reflexiva nas duas edições analisadas (2002 e 2020). No caso dos conhecimentos morfológicos e ortográficos, buscou-se desenvolver oportunidades de reflexão, juntamente com a transmissão de regras, em ambas as edições. Quanto aos conhecimentos sintáticos na TL2020, observou-se um processo de “instabilidade da mudança” e “permanência da tradição”: em 2002, os conteúdos não apresentavam excesso de informações gramaticais, enquanto em 2020 o tratamento foi quase exclusivamente transmissivo. Quanto à sistematização, notou-se que na TT2002 esse aspecto era geralmente ausente, enquanto na TL2020 a sistematização foi um elemento presente nas propostas, predominantemente por meio de explanações e anotações de regras e conceitos. Em resumo, esta pesquisa permite compreender que o tratamento da Análise Linguística nos LDPs está em constante mudança, apresentando, em alguns casos, instabilidades das mudanças e, em outros, permanências ou estabilidades, ao longo do tempo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de línguapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.titleAnálise linguística no âmbito do PNLD (2002-2020) : mudanças e permanências em critérios, resenhas e no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3983915511154935pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to investigate changes and continuities in the treatment of Linguistic Analysis (LA) in the final years of elementary education, through the analysis of both evaluation criteria and reviews of textbook collections approved by the National Textbook Program (PNLD) (2002-2020), as well as the examination of samples from one of these collections. The investigation was conducted from the perspective of Documentary Research and Thematic Content Analysis. The evaluative criteria and reviews of the collections of Portuguese textbooks (LDP) approved in the National Textbook Program (PNLD) from 2002 to 2020 were used as objects of analysis. The textbooks "Tecendo Texto" (TT2002) and "Tecendo Linguagens" (TL2020) were also analyzed, considering their number of approvals in the program and being approved in the first and last evaluations. Regarding the evaluative criteria, the results indicate two aspects: one focused on the approach and methodological treatment of the collections, and another on the evaluation of the contents selected for teaching. Over time, there has been a gradual disregard for the criteria related to the approach and methodological treatment. The reviews revealed a predominance, during the analyzed period, of transmissive works, as well as an appropriation of reflective trends (observation and reflection on language) and hybrid approaches (transmission and reflection). Furthermore, a possible influence of previous evaluation forms on the textbooks was observed, directing changes in subsequent editions. In terms of contents and didactic proposals, four directions were identified: I) a gradual change in the approach to the contents towards a more reflective perspective; II) a tendency towards more transmissive approaches replacing innovation; III) a maintenance of the traditional perspective with little variation in the work; IV) the work, by presenting a more reflective treatment, maintains this approach in later editions. The analysis of the contents revealed stability in the change regarding the treatment of "textuality" and "discourse, language, and linguistics," as both were predominantly treated as reflective in the two analyzed editions (2002 and 2020). Concerning morphological and orthographic knowledge, opportunities for reflection were sought along with the transmission of rules in both editions. As for syntactic knowledge in TL2020, a process of instability in change and continuity of tradition was observed: in 2002, the contents did not present an excess of information or syntactic functions, while in 2020, the treatment was almost exclusively transmissive. Regarding systematization, it was noticed that in TT2002, this aspect was generally absent, while in TL2020, systematization was a present element in the proposals, predominantly through explanations, rule notations, and concepts. In summary, this research allows us to understand that the treatment of Linguistic Analysis is constantly changing, presenting, in some cases, instabilities in the changes, and in others, continuities or stability over time.pt_BR
dc.description.abstractxCette étude a eu pour but d’analyser les changements et la permanence dans le traitement de l'Analyse Linguistique dans le collège, à travers l'analyse à la fois des critères d'évaluation et des comptes-rendus des collections de manuels approuvées dans le PNLD (2002-2020), ainsi que des exemplaires d'une de ces collections. L'enquête a été menée sous l'angle de la recherche documentaire et de l'analyse de contenu thématique. Comme objets d’analyse nous avons utilisé les critères d'évaluation et les comptes-rendus des collections de Manuels Scolaires de Portugais (LDP) approuvés par le Programme National des Livres Didactiques (PNLD) pendant la période 2002 à 2020. Ont été également objet d’analyse les manuels Tecendo Textos (TT2002) et Tecendo Linguagens (TL2020) qui ont été sélectionnés en fonction du nombre d'approbations dans le Programme et ayant été approuvés lors de la première et de la dernière évaluation. Concernant les critères d'évaluation, les résultats pointent vers deux ordres : l'un axé sur l'approche et le traitement méthodologique des collections, l'autre sur l'évaluation des contenus retenus pour l'enseignement. Au fil du temps, on observe un mépris progressif des critères liés à l'approche et au traitement méthodologique. Les comptes-rendus ont révélé une prédominance, pour la période analysée, des œuvres transmissives, ainsi qu'une appropriation de courants réflexifs (observation et réflexion sur la langue) et hybrides (transmission et réflexion). En outre, a été constatée une certaine influence des fiches d'évaluation précédentes sur les PDL, orientant les modifications dans les éditions suivantes. En ce qui concerne les contenus et les propositions didactiques, quatre orientations ont été identifiées : I) une évolution progressive de l'approche des contenus vers une perspective plus réflexive ; II) une tendance plus transmissive remplaçant l'innovation ; III) le maintenance de la perspective traditionnelle avec peu de variation dans l’ouvre ; IV) l'ouvrage, en présentant un traitement plus réflexif, maintient cette approche dans les éditions ultérieures. L'analyse des contenus a révélé une stabilité du changement par rapport au traitement de la « textualité » et du « discours, langue et langage », puisque tous les deux ont été majoritairement traités comme réflexifs dans les deux éditions analysées (2002 et 2020). Dans le cas des connaissances morphologiques et orthographiques, les manuels ont cherché dà développer des opportunités de réflexion, ainsi que la transmission des règles, dans les deux éditions. Quant aux connaissances syntaxiques dans TL2020, un processus d'instabilité de changement et de permanence de la tradition a été observé : en 2002, les contenus ne présentaient pas d'excès d'informations ou de fonctions syntaxiques, alors qu'en 2020 le traitement était presque exclusivement transmissif. Quant à la systématisation, il a été noté que dans TT2002 cet aspect était généralement absent, alors que dans TL2020 la systématisation était un élément présent dans les propositions, principalement à travers des explications, des annotations des règles et de concepts. En résumé, cette recherche permet de comprendre que le traitement de l'Analyse Linguistique dans le LDPs est en constante évolution, présentant, dans certains cas, des instabilités de changements et, dans d'autres, une permanence ou une stabilité dans le temps.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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