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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51648
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Paulo Marcelo Vieira | - |
dc.contributor.author | SARMENTO, Carlos Vitor da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T23:12:13Z | - |
dc.date.available | 2023-07-26T23:12:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-25 | - |
dc.identifier.citation | SARMENTO, Carlos Vitor da Silva. Formulação para o galope estrutural em três graus de liberdade via método dos elementos finitos: aplicação na análise dinâmica de aerogeradores com torre de seção não circular. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51648 | - |
dc.description.abstract | O potencial energético oriundo das forças do vento proporciona uma alternativa para a obtenção de energia elétrica de forma limpa e com baixo impacto ambiental. Com isso, o segmento eólico mundial vem passando por uma constante evolução em seu cenário referente a implantações de parques e desenvolvimento de novas tecnologias. Com o aumento das dimensões dos aerogeradores (upscaling), novas torres têm sido implantadas objetivando vencer as limi- tações de transporte e instalação. Dentre essas estruturas, destaca-se: Hexcrete, tetradecagonal e modular. Ao fugir das torres de seções circulares convencionais, novos efeitos devem ser considerados na análise dinâmica, entre eles o galope estrutural, que é um fenômeno de instabi- lidade aerodinâmica responsável por causar aumento na amplitude da torre (deslocamentos e rotações). Diferente das seções circulares, as torres analisadas têm variações nos coeficientes aerodinâmicos em função do ângulo de ataque. Além disso, um aerogerador tem vários fatores que impactam na velocidade do vento, dentre eles se destaca o Wind Shear e Tower shadow, além da própria turbulência do vento. Nesse trabalho foi desenvolvida uma formulação via método dos elementos finitos para computar os efeitos do amortecimento aerodinâmico na torre, através dos coeficientes e suas derivadas em função da velocidade do vento e também do ângulo de ataque. Essa abordagem permite analisar regiões susceptíveis ao galope estrutural considerando os três graus de liberdade: dois translacionais (paralelo e transversal à direção do vento) e um rotacional. Para a obtenção dos coeficientes aerodinâmicos e suas derivadas, foram realizadas simulações computacionais para as seções em questão através do programa ANSYS em seu módulo CFX. Uma vez realizados os ensaios numéricos, foram criados ábacos para aplicação no módulo estrutural. Para computar as cargas aerodinâmicas no rotor, foram realizadas simulações no programa FAST, utilizando a turbina modelo NREL 5-MW, permitindo validações com a literatura. De posse dos parâmetros aerodinâmicos da torre e carregamento no rotor, foi aplicado no código em MATLAB. Comparações com as demais formulações encontradas na literatura referente ao amortecimento estrutural e aerodinâmico indicaram que o sistema em três graus de liberdade (MEF) proporciona ao projetista a capacidade de indicar regiões mais vulneráveis ao galope estrutural, e também permite capturar efeitos não computados pelas demais análises que possam impactar na estabilidade estrutural. A torre foi analisada para diferentes seções (não circulares) e adotando vários casos de carregamento e ângulo de incidência do vento, avaliando a suscetibilidade à instabilidade aerodinâmica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Galope estrutural | pt_BR |
dc.subject | Elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Análise dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Aerogerador | pt_BR |
dc.subject | Seção não circular | pt_BR |
dc.title | Formulação para o galope estrutural em três graus de liberdade via método dos elementos finitos : aplicação na análise dinâmica de aerogeradores com torre de seção não circular | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2579074263935583 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0171120821110850 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The wind energy potential provides an alternative for obtaining electricity in a clean way and with low environmental impact. With this, the global wind sector has been undergoing a constant evolution in its scenario regarding the implementation of parks and development of new technologies. With the increase in the dimensions of wind turbines (upscaling), new towers have been implemented with the aim of overcoming transportation and installation limitations. Among these structures, the following stand out: Hexcrete, tetradecagonal and modular. By escaping from the towers with conventional circular sections, new effects must be considered in the dynamic analysis, among them the structural gallop, which is a phenomenon of aerodynamic instability responsible for causing an increase in the amplitude of the tower (Displacements and rotations). Unlike the circular sections, the analyzed towers have variations in aerodynamic coefficients as a function of the angle of attack. This approach allows analyzing regions susceptible to structural gallop considering the three degrees of freedom: two translational (parallel and transversal to the wind direction) and one rotational. To obtain the aerodynamic coefficients, and their derivatives, computer simulations were performed for the sections in question through the ANSYS program in its CFX module. Once the numerical tests were carried out, abacuses were created for application in the structural module. To compute the aerodynamic loads of the rotor, simulations were performed in the FAST program, using the NREL 5-MW model turbine, allowing validations with the literature. In possession of the aerodynamic parameters of the tower and load on the rotor, it was applied in the code in MATLAB. Comparisons with the other formulations found in the literature for structural and aerodynamic damping indicated that the three-degree-of-freedom (MEF) system provides the designer with the ability to indicate regions more vulnerable to structural gallop, and also allows capturing effects not computed by the other analyses. that may impact structural stability. The tower was analyzed for different sections (non-circular) and adopting various load cases and wind incidence angle, evaluating the susceptibility to aerodynamic instability. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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