Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51676
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Richard Romeiro | - |
dc.contributor.author | NAMBERA, Filif | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T23:14:41Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T23:14:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.citation | NAMBERA, Filif. Felicidade e atividade teórica: as relações entre o humano e o divino na ética a Nicômaco. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51676 | - |
dc.description.abstract | O objetivo principal do nosso trabalho é investigar um problema controverso que diz respeito às relações entre vida ético-política e vida teorética ou contemplativa na obra Ética a Nicômaco de Aristóteles. Essa questão problemática nasce em consequência de uma suposta ruptura aristotélica com a unificação platônica que reside entre a prática e a theoria pura. Na sequência disto, analisamos então como o Estagirita, uma vez que tenha rompido com a tal unificação avançada por Platão, estabelece duas necessárias distinções. A saber: por um lado, (1) a autonomia do horizonte da vida ética e moral, isto é, a possibilidade de ser feliz no campo estritamente moral; e, por outro lado, (2) articula o seu argumento para defender a relação entre os dois âmbitos, isto é, o prático e o teórico, o humano e o divino. Isto, no entanto, sem incorrer na repetição daquilo que os especialistas comumente denominam como agatologia de Platão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia moral | pt_BR |
dc.subject | Antropologia filosófica - Vida - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Conduta - Justiça (Virtude) | pt_BR |
dc.subject | Razão | pt_BR |
dc.subject | Vida teorética | pt_BR |
dc.title | Felicidade e atividade teórica : as relações entre o humano e o divino na ética a Nicômaco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9861421137688910 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7747560843809145 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective of our work is to investigate a controversial problem concerning the relationship between the ethical-political life and the theoretical or contemplative life in Aristotle's work Nicomachean Ethics. This problematic question arises as a result of a supposed Aristotelian rupture with the Platonic unification that resides between practice and pure theory. Subsequently, we analyze how Aristotles, having broken with the unification advanced by Plato, establishes two necessary distinctions. Namely: on the one hand, (1) the autonomy of the horizon of ethical and moral life, that is, the possibility of being happy in the strictly moral field; and on the other hand, (2) he articulates his argument to defend the relationship between the two domains, that is, the practical and the theoretical, the human and the divine. However, this is done without falling into the repetition of what experts in this field commonly refer to as Plato's agathology. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Filif Nambera.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons